sexta-feira, 30 de março de 2012

Artes e Informática

Data: 30/03/2012
Disciplina: Artes
Conteúdo: Cores primárias, secundárias e terciárias
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 601, 604 e 605
Objetivo: Realizar  releitura das obras de Tarsila do Amaral e Aldemir Martins, identificando as cores primárias, secundárias e terciárias.
Recursos utilizados: Internet, Paint, Caderno e quadro

Fala professora!


A professora de artes, fala com os alunos corroborando com os demais docentes da escola, sobre a necessidade da informática na escola, principalmente no que tange ao ensino da arte.   Ela diz  "não podemos distanciar a informática das artes. Essa máquina tem nos ajudado muito,  tornou-se muito apreciada, pois é considerada uma poderosa ferramenta de criação.
O computador, atualmente, pode simular todas as ferramentas tradicionais de criação de imagens, como o pincel,o lápis, a goiva, o buril, a máquina fotográfica, a prensa, a filmadora, além de trazer novas possibilidades técnicas para a produção artística E foi exatamente o que fizemos na aula de hoje ao utilizarmos o programa Paint."

Desenvolvimento:


A professora fez a exposição do assunto utilizando-se do software interativo abaixo. Para uma melhor compreensão inovou com uma abordagem não linear. A medida que os alunos avançavam no software, eles eram conduzidos a clicar no Google para buscar algumas imagens dos artistas - Tarsila do Amaral e Aldemir Martins, que fizeram uso das cores primárias, secundárias e terciárias em suas obras.



Depois os alunos manipularam o Paint, que é uma ferramenta para criação artística e fizeram uma releitura da obra de Tarsila do Amaral, O vendedor de frutas.
Se encantaram com a possibilidade de  criar formas e aprenderam a lidar com as ferramentas. Dentre outros detalhes, observaram que se a borda da forma geométrica que  desejavam preencher tivesse alguma interrupção, a cor de preenchimento vazava para o restante da área de desenho.

Juntos os alunos buscaram conhecer outras ferrametas. 

Releitura da obra O Vendedor de Frutas de Tarsila do Amaral realizada pelos nossos alunos

Ainda pouco familiarizados com as ferramentas os alunos conseguiram desenvolver as partes da obra que lhes pareceram mais simples. 


Turno: Manhã
Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o CEMSTIAC