Construindo Pontes

Dia 06 de novembro de 2012


Nesta data concluimos o Curso de Informática Básica iniciado no dia 17/08.  O Gestor do Cemstiac - Wallace da Silva Veiga grande incentivador  do projeto que teve por objetivo também incluir os alunos no mundo digital expôs durante a solenidade de entrega de certificados sua satisfação enquanto educador de ver os alunos buscando conhecimento e colocando em prática o que aprenderam.
"Não importa a quantidade mas a qualidade  do que de fato foi apresentado aos alunos no decorrer do curso. Podemos ver o progresso desses  jovens  ao usarem a mídia no dia-a dia e como o curso pode contribuir  com isso . A facilidade e o prazer em  tirar uma foto e mandar por email, enviar uma mensagem no email, no MSN, no face, criar e adicionar fotos e outros arquivos no facebook, etc. É isso . Precisamos contextualizar as aulas utilizando os recursos tecnológicos.  Eles são ricos em  interatividade, ludicidade, e conduzem a autonomia da aprendizagem  se o professor  planejar suas aulas com essa finalidade."
"Pretendemos ver nossos alunos usando as TICs de forma consciente, aproveitando o máximo que elas podem oferecer para beneficiar a educação, para isto queremos ter um laboratório de informática funcionando e professores capacitados para planejar suas aulas  inserindo os recursos da informática no processo ensino aprendizagem visando a melhoria da qualidade da educação."

Seguindo a solenidade a professora do curso prestou homenagem aos seus alunos com uma palavra de incentivo para que eles continuassem buscando novos conhecimentos . Após  o lanche o gestor  deu  início a entrega dos certificados parabenizando cada um.


Aí está a galerinha perseverante e muito dedicada que concluiu o curso. São frequentadores assíduos do laboratório de informática, estão sempre querendo  aprender algo mais e hoje já auxiliam os colegas de turma que entram no laboratório sem familiaridade com a máquina.

  

Postado pela Professora do Projeto de Inclusão Digital


Dia 02 de outubro de 2012

Hoje foi aplicada a Avaliação Externa aos alunos do 6º e 8º ano do Cemstiac do turno da manhã. A necessidade de se promover essa avaliação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, tem o objetivo de se obter resultados que definirão estratégias e intervenções pedagógicas necessárias à eficácia do processo ensino aprendizagem.
A Avaliação Externa abrange os conteúdos dos diferentes componentes curriculares, envolvendo as competências e habilidades trabalhadas de acordo com o Projeto Pedagógico do Município e com os Parâmetros Curriculares Nacionais.
Após os resultados, por meio do Departamento Pedagógico as escolas devem adotar medidas que promovam a superação das dificuldades detectadas no processo pedagógico.
Considerando tais aspectos temos certeza que a informática na escola  vai ser um dos projetos que estará contribuindo para  melhorar o desempenho dos nossos alunos. Melhorar a qualidade do ensino também é um dos objetivos do Proinfo, para isso as escolas receberam computadores.
Nós do Cemstiac sabemos que não podemos ignorar a presença da tecnologias nos dias atuais e que devemos utilizá-la como um recurso pedagógico que desperta a motivação. Neste 2º semestre estamos inovando com curso de informática para a comunidade escolar. Queremos não só atrair a presença da comunidade para dentro da escola, para que participe do processo ensino aprendizagem, mas também desejamos oferecer qualificação. 
Temos planos já para o ano de 2013 inciarmos oferecendo curso de informática básica, curso para ensinar aos alunos a fazer vídeos usando o próprio celular, etc.

Alunos antes da Prova assistiram a um vídeo sobre a cidade de Campos  
 

 Utilizamos o datashow e o computador para transmitir o vídeo


A avaliação externa também explorou a tecnologia em seus conteúdos


O Uso da tecnologia deve ser compartilhado.  Não podemos deixar o aluno fora da realidade. Queremos alunos ativos que saibam não só ligar a TV, para assistir, mas também que sejam capazes de conectar-se ao mundo de forma crítica.
Postado por Wanessa

Dia 7 de Setembro

A escola esteve bem representada no desfile cívico da Semana da Pátria, no dia 7 de setembro, realizado no Cepop, com a participação de docentes, discentes, gestor  e demais funcionários da escola. Inserindo-se ao tema proposto para o desfile "Tecendo a paz e construindo o amanhã",   alunas  do Cemstiac ergueram a bandeira Cozinhando com Tempero de Paz.



Postado por Wanessa
Projeto de Inclusão Digital

Data: 10/08/2012



Estivemos reunidos no dia 11/07/2012 para o almoço de encerramento do 1º semestre na escola.  Compartilhamos a alegria de contar com a presença de muitos profissionais comprometidos no dia-a-dia com o ato de educar. Foi um momento de interação, de descontração, de agradecimentos e de repensar a participação da cada um dentro do contexto escolar.




Postado pela professora do
Laboratório de Informática do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Data: 29/06/2012

Abertura do Projeto Africanidade

Abrimos o Projeto Africanidade com a apresentação do Grupo de dança da Professora Crisraquel, nos dois turnos da escola. O diretor do Cemstiac , o Sr.Wallace, fez a apresentação do grupo mostrando a influência da cultura Afro-brasileira. Disse que devemos perseguir diariamente a igualdade de oportunidades e de tratamento entre as pessoas da comunidade sobretudo em países, como o nosso, formado por várias etnias, onde o diferencial é a cor da pele. E continuou "sabemos que não existe correlação entre intelecto e cor de pele.Todos nós devemos nos atentar para um fato que é real: O racismo existe, está aí e precisa ser combatido para que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária para todos."
Pretendemos com esse projeto que os alunos e comunidade escolar revejam seus conceitos, um tanto já internalizados, que se referem a valores que supervalorizam o branco em detrimento do negro.
Também tivemos a apresentação da peça de teatro - A menina bonita do laço de fita, desenvolvida pela Animadora Cultural Ana Olívia Soares, com a participação dos alunos do 6º ano, do turno da manhã.
Para ilustrar e compartilhar com a comunidade escolar, foram expostos  trabalhos manuais sobre a África feito pelos alunos, sob a direção da professora de artes : Aparecida.
Vejam:



Data: 21/0/5/2012
Os projetos desenvolvidos no Laboratório de Informática pelo corpo docente do Cemstiac  tornam a aprendizagem motivadora e de intensa produtividade.

Estamos buscando soluções que sejam mais interessante e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados. Isso tem sido possível com planejamento e organização levando em conta o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão dos conteúdos. Temos como exemplo o Projeto de Desenho Geométrico realizado pela docente Simone. Além de geometria, os alunos  aprendem português, informática e muito mais.
    Trabalho de geometria feito pelos alunos  no laboratório de informática exposto no mural da escola.

Postado pela professora Wanessa

do Laboratório de informática

Data: 09/05/2012

Cemstiac com Nova Gestão

Neste dia 09/05/2012, a comunidade escolar foi convidada para uma reunião com o novo gestor, o Sr. Wallace. Com a presença de boa parte dos funcionários, o gestor enfatizou a participação de todos em sua gestão, visando o comprometimento com os resultados. Pretende que haja uma interação, para que se possa construir uma escola de todos e para todos, pautando-se sempre num pilar de gestão e não de direção. Ele garante que nenhuma pessoa será excluída, e conta com a colaboração de todos para construir uma escola antenada ao seu tempo.
E adianta que  somente somando-se esforços poderemos alcançar resultados. Baseando-se nas palavras de Wallace, podemos concluir com Philip Kotler, que diz "Existem três tipos de pessoas. As que fazem as coisas acontecer, as que ficam vendo as coisas acontecer e as que se perguntam: O que aconteceu?" 








Postado pela Professora Wanessa
Projeto de Inclusão Digital
Turno: Tarde

Data: 08/05/2012


FELIZ DIAS DAS MÃES
  
Gifs + Smiley
Nesta sexta-feira, dia 11, em homenagem ao dia das mães estaremos confraternizando, no início da manhã e da tarde, com professores, orientadores pedagógicos, administrativos, pessoal de apoio, supervisora, direção, Assistente Social, e demais colaboradores, oferecendo um belíssimpressar esse sentimentoso, maior que ageo é fácilcas palavras agradecemos ao Pai, todo poderoso por enviar esta figuraPostado pela Professora Wanessa
do Projeto de Inclusão Digital
Turno: Tarde

4 comentários:

  1. Adorei o Blog! Parabéns a todos do colégio! Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos felizes por vc ter gostado. Qdo quiser compartilhe conosco novas idéias, dicas de plano de aula com o uso da informática, etc. Esse é um espaço de aprendizagem constante.
      Wanessa

      Excluir
  2. Gostei dos trabalhos desenvolvidos na escola. Jane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Jane!! Precisamos de pessoas positivas como vc na educação.
      Procuramos sempre fazer o melhor.
      Wanessa

      Excluir

Conheça o CEMSTIAC