quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vamos combater a dengue



ALUNOS ON-LINE
Data: 13/04/2011
Professora: Mirian
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Dengue
Ano de Escolaridade: 6º
Turmas: 601, 602 e 603
Objetivo: Aprender a como combater a dengue
Desenvolvimento:
Utilizamos esse programa interativo, após abordagem da professora sobre o conteúdo, para enriquecer os conhecimentos dos alunos.
É um programa que funciona como máquina de ensinar, ou seja, ele é auto explicativo e devido a sua ludicidade estimula a curiosidade. Foi preciso entretanto orientar os alunos para que em cada link nas interfaces observassem não só as ilustrações como também lessem as explicações que apareciam.
É importante também ressaltar que esse programa foi escolhido pela professora Mirian, ao consultar o site do Portal do Professor do MEC, para realizar o seu plano de aula. Isso é uma Vitória!!
A partir dessa consulta a professora começa a entender como explorar cada opção do recurso. Como dito anteriormente, trata-se de um programa auto-explicativo, dependendo apenas de como será usado, ou seja, do planejamento, para tornar a aula um sucesso.
Possibilidades de opções do programa para exploração da professora.
- Dengue: nesta opção o aluno poderá conhecer, por meio de uma imagem, como é o mosquito da dengue, qual é o seu ciclo de vida e como a transmissão da doença pode ocorrer.
- Combate: nesta opção o aluno poderá conhecer algumas medidas de combate à dengue, clicando em vários objetos do cenário como, por exemplo, piscina e, então, conhecer o que deve ser feito para que não seja um local de proliferação da doença.
- Tratamento: nesta opção o aluno poderá conhecer quais são os tratamentos que aliviam os sintomas da dengue, também clicando em alguns objetos do cenário para obter tais informações. Por exemplo, ao clicar em um copo que está no cenário há a informação de que a pessoa que está com dengue deve beber muita água!
Por último, temos esta opção
- Teste: nesta opção o aluno poderá testar os conhecimentos adquiridos no recurso, por meio de questionamentos em que deverá responder se tal afirmação é verdadeira ou falsa.

Turno: Manhã
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o CEMSTIAC