Data: 25/04/2011
Professora: Cândida
Disciplina: Português
Conteúdo: Núcleo do Sujeito
Ano de Escolaridade: 8º
Turmas: 801 e 802
Recurso utilizado: Internet e Word
Objetivo: Identificar o núcleo do sujeito nas frases.
Desenvolvimento: Utilizamos o software educativo mostrado na figura a acima. Trata-se de um jogo, em que o aluno deve ajudar ao personagem Sherlock a procurar o sujeito nas frases e ficar atento aos erros e as dicas. Em um certo momento do jogo, depois que o sujeito é encontrado deve-se também classificar esse sujeito, como por exemplo: substantivo, pronome, etc.
Os alunos mais detalhistas buscavam saber mais sobre o sujeito, antes de iniciar a procura.
Percebemos que o jogo parte do simples para o complexo. As frases apresentam os termos essenciais da oração, na ordem direta e o sujeito é facilmente identificado. Posteriormente isso vai sendo mudado e o sujeito torna-se cada vez mais "perigoso" e "díficil" de ser encontrado.
Muito bacana!
Fonte: http://www.csasp.g12.br/servicos/eol/atividades/portugues/sujeito/sujeito.swfTurno: Manhã
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