segunda-feira, 25 de abril de 2011

Uso pedagógico do Email

Data: 19/04/2011



Nossa professora Sandra Cruz está explorando o potencial pedagógico dos emails com suas turmas.
Muito boa sua proposta ao utilizar o email como documentação de atividades e tarefas.

Ao contrário dos papéis, que ocupam muito espaço, estragam, extraviam-se e são produzidos a partir de pobres árvores indefesas, os e-mails ocupam um “espaço de armazenamento” quase nulo e têm uma durabilidade virtualmente infinita. Trabalhos, tarefas, textos e toda sorte de atividade que os alunos puderem lhe enviar por e-mail poderão ser armazenados sem nenhum custo e terão a durabilidade que quiser, pois  poderão ser gravados em um CDROM ou, simplesmente, deixá-los armazenados no provedor de e-mails.
Nem sempre é fácil recuperar um trabalho ou uma tarefa que um aluno fez no início do ano para avaliá-lo no final do ano, mas se este trabalho ou tarefa foi entregue por e-mail isso se torna uma tarefa extremamente simples. E ao usar o e-mail sistematicamente, ao final do ano será muito fácil “ver” quem lhe enviou as tarefas pedidas e quem não o fez.
Ao trabalhar com o conteúdo Fronteiras da África, na disciplina de Geografia os alunos do 9º ano, da turma 901, utilizaram o editor de texto -Word - para redigir seus trabalhos. Puderam responder as perguntas consultando o livro didático e  os que não conseguiram concluir a tempo suas atividades no laboratório de informática, tiveram a opção de terminar em casa, em lanhouses, ou em outro horário no laboratório da escola.
Muito válida essa iniciativa da professora ao utilizar o recurso para dinamizar e facilitar o processo ensino-aprendizagem, atendendo aos seus objetivos de desenvolver a autonomia; estimular a comunicação e a interação; repassar material de estudo; enviar trabalhos e possibilitar a aprendizagem de outras ferramentas.


Documento enviado pelo alunos ao email da turma


Turno: Manhã

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