segunda-feira, 10 de maio de 2010

LENDO SE APRENDE












Data: 10/05/2010
Professora: Candida
Disciplina: Produção de texto
Conteúdo: Escrita/leitura
Recurso utilizado: Email
Ano: 7º
Turma:102
Turno: Manhã
Objetivos:
  • Estímulo a leitura e a escrita;

  • Interação entre os alunos.

Desenvolvimento:

Essa atividade baseiou-se na antiga fórmula "é lendo que se aprende a escrever".

Primeiramente, os alunos que não tinham emails foram conduzidos a criar. Usamos o HOTMAIL.Foram orientados a anotar seus emails e senhas no caderno e da necessidade de manter sigilo quanto a senha.

Elencamos 3 temas para que os alunos pudessem dar início as suas conversas: Mentira, Medo e Saudade. Individualmente propomos aos alunos que enviassem email para seu colega que também estava no laboratório, contando sobre um medo ou uma saudade que já sentira. Ou até mesmo que contassem sobre uma história que não fosse verdadeira.

As oportunidades de aprendizagens nesta atividade foram inúmeras. Além da interação constante entre eles, desde o anotar o email do colega para enviar mensagens, até o envio de novo email e respostas, foram naturalmente lendo e escrevendo sem aquele "medo de escrever" e das conhecidas "fugas de memória", etc... que dá diante das tradicionais redações.
Exatamente neste momento da escrita espontânea ( sem medos) é que entra a figura do professor para orientar tanto as formas de diálogo, como a escrita. É importante ressaltar que há diversas metodologias que ajudam no desenvolvimento da escrita e da leitura, dentre elas está o uso da informática, aqui utilizada.
E mais do que isto, sendo a informática, um recurso atualmente tão disputado entre os jovens, para as suas práticas diárias de socialização, ele facilita a atuação do professor.
"Mesmo os tipos mais comuns de texto envolvem um vasto número de convenções de complexidade tal que nunca poderiam ser organizados como procedimentos de educação formal. A abrangência de tais convenções é geralmente desconhecida, tanto por professores quanto pelos aprendizes." Frank Smith (1983)

Um comentário:

  1. Olá Wanessa, que nossos alunos estão envolvidos com a lan-house, é mesmo um fato. E o que temos de navegadores sem noção de escrita tambem não é novidade. Achei exelente a oportunidade que você gerou pois,um dos maiores fantasmas da escola hoje, é a produção de texto.E oportunizar uma produção nesse momento é criar escritores e possiveis leitores sem vícios da "era Net", que convenhamos, é uma linguagem que pouco acrescenta em termos de escrita Se não utizarmos essas situações para alertar quanto às abreviações comumente usadas pelos internautas.
    Muito bom, a informÁtica na escola só tem sentido quando direcionamos aprendizado e tecnologia.
    Parabens!
    Grande abraço!
    Sua colega Adriana

    ResponderExcluir

Conheça o CEMSTIAC