domingo, 2 de maio de 2010

DE OLHO NOS SINAIS - NÚMEROS INTEIROS

Disciplina: Matemática
Professora: Marise
Conteúdo: Números Inteiros
Recursos utilizados: Power Point, lápis e folha
Ano: 7º

Turma: 102
Data: 30/04/2010
Turno: Manhã
Objetivo(s):
  • Aprender a fazer as operações com os números inteiros envolvendo os sinais;
  • Reforço dos conteúdos já realizados em sala de aula;
  • Estimular a aprendizagem dos conteúdos por meio dos recursos da informática.
Desenvolvimento: A professora de matemática já havia trabalhado algumas questões envolvendo nº inteiros, e se interessou em buscar na informática, ferramentas que pudessem estimular a aprendizagem dos conteúdos pelos alunos.
Selecionamos algumas atividades relacionadas ao conteúdo e a professora pediu que fosse dado um exercício que trabalhasse com os sinais, tendo em vista que os alunos precisavam exercitar a resolução de operações com sinais para aprender a fazer.
Os alunos ficaram entusiasmados para realizar as atividades no laboratório de informática.
Deixamos os alunos a vontade para pesquisar no caderno as explicações dadas pela professora, para fazer contas em papel ou mentalmente.
Observamos que precisamos nos apoiar em atividades mais simples e trabalharmos mais com os sinais, possibilitando aos alunos um contato consistente e habilitando-os para outras futuras aplicações dos números inteiros.
Sendo uma atividade que requer muitas habilidades dos alunos, como efetuar contas e atentar-se para os sinais, exigiu muito tempo e prática.

Atividade no Power Point





Um comentário:

  1. Trabalhar a matemática na sala de aula na maioria das vezes não é uma tarefa muito fácil, é necessário usar recursos para que os alunos compreendam melhor, desta forma utilizar os recursos tecnológicos podem influenciar de forma positiva no desenvolvimento desta disciplina, como podemos visualizar na referida atividade, boa ideia deixar o aluno tirar dúvidas em seu próprio caderno.

    Um abraço
    Tatiana Maciel

    ResponderExcluir

Conheça o CEMSTIAC