segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Texto sem respostas prontas

Data: 10/08/2011
Professora: Candida
Área do conhecimento: Língua Portuguesa
Ano de escolaridade:
Turma: 802
Recurso utilizado: Internet, Word e quadro negro.
Conteúdo: Interpretação de texto
Objetivos: Desenvolver a capacidade de compreensão e crítica do texto.
Desenvolvimento:
Trabalhamos com o texto Coisas que pegamos no quintal… DE MARICÁ PARA MARICOLÁ, do site Análises de texto.
O texto aqui abordado está adequado ao conhecimento dos alunos, dando condições para a compreensão de leitura. Quanto mais habilidade e familiaridade o leitor possuir a respeito de tipologias e estruturas textuais, mais facilidade ele terá na busca por compreensão.
A proposta de interpretação do texto foi muito relevante. Ao final do texto há perguntas para serem respondidas, mas não há gabarito, não havendo portanto, interferência na correção dos exercícios. 
Essa metodologia coloca em evidência a visão do aluno  sobre a situação tratada no texto, bem como o seu grau de entendimento, pois é considerado o seu potencial interpretativo.
A interpretação foi feita no editor de texto - Word. Os alunos se engajaram no manuseio dos recursos, minimizando e maximizando as telas da internet e do Word sempre que necessário, além é claro de abusarem das cores das fontes e tipos de letras. 

 Fonte: http://www.analisedetextos.com.br/2011/01/exercicio-de-interpretacao-de-texto.html

Turno: Manhã
Professora do Projeto de
Inclusão Digital
Wanessa

2 comentários:

Conheça o CEMSTIAC