terça-feira, 14 de junho de 2011

Da escrita à noção gramatical

Data: 10/06/2011
Professora: Denise
Disciplina: Produção de Texto
Ano de escolaridade:
Turma: 603
Recurso Utilizado: Word
Conteúdo: Noções gramaticais.
Objetivo: Explorar a produção da escrita considerando as noções gramaticais.
Desenvolvimento:
Propomos uma atividade em que o aluno, com a palavra ditada pelo professor cria frases, atentando-se para ortografia, pontuação, classes de palavras, concordâncias e regências.O ensino gramatical deixa de ser abordado como conteúdo e passa a ser considerado como um meio para melhorar a qualidade da produção linguística.
Apesar de simples, foi uma aula muito dinâmica. E tudo contribuiu para isto, inclusive a escolha do recurso didático feito pela professora. Usou o computador e o editor de texto - Word - para que os alunos pudessem escrever suas frases com as palavras ditadas. Acrescente-se que  são recomendados pelo PCNs na prática de produção de textos  o uso de audiovisuais (cartazes, datashow, gravador, vídeo e computadores) como acréscimo aos recursos já existentes na escola, tais como: biblioteca, material escolar e didático.
Chamamos a tarefa de:
Powered by fotomontagens.net/glittermania

Foram ditadas as seguintes palavras: casa; macaco, trem, pimenta e mundo. Com elas os alunos construiram suas frases,  ligados as noções gramaticais. Aproveitando as ferramentas do editor de texto - Word - a professora suscitava as reflexões linguísticas necessárias.

Produção dos alunos

Turno: Manhã
Projeto de Inclusão Digital
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o CEMSTIAC