segunda-feira, 14 de março de 2011

Ditado X Produção textual

Data: 14/03/2011
Professora:Candida
Disciplina: Produção de texto
Ano de Escolaridade: 8º
Turma: 802
Recurso Utilizado: Word
Conteúdo: Produção textual
Objetivo: Desenvolver a criatividade para a produção textual.
Desenvolvimento: Aliamos o ditado à produção de texto.
A professora fez um ditado de dez palavras, tais como: cachorro, vizinho, pai, assustou, trajeto, sorriu, calçada, trânsito, pedestre e focinheira.
Imediatamente após o ditado, a professora fez a correção coletivamente. O próprio aluno  fez a auto-correção, de acordo com a do quadro. A auto-correção é muito interessante, pois o aluno começa a ter percepção do erro cometido e, como a correção é feita logo após o ditado, o estudante consegue entender até mesmo o motivo que o levou ao erro: falta de atenção, pressa ao escrever, problemas na grafia.
Em seguida, a professora propôs a elaboração de um texto narrativo. Contudo, ao longo da narração, o estudante deveria incluir as palavras do ditado.
A criatividade com certeza esteve mais aguçada, já que enquanto escrevia as palavras ditadas, as imagens correspondentes aos vocábulos vinham à mente do aluno.
A professora ultrapassou a expectativa pedagógica do ditado,  ao aliar à produção textual. Não serão apenas termos, mas desde já o aluno estará trabalhando a coerência e a coesão mesmo que não perceba, pois deverá inserir as palavras do ditado de maneira que tenha sentido lógico para quem lê, além de clareza.
Essa atividade auxilia, na noção de tempo, na grafia, na percepção ortográfica, na introdução à coesão e coerência, no estímulo à criatividade e na interação professor-aluno. O ditado passa de uma tarefa complicada e difícil para uma atividade prazerosa em que o aluno se sente seguro da própria escrita e livre para a produção textual.

Turno: Manhã

Produção dos Alunos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o CEMSTIAC