sábado, 10 de abril de 2010

USO DO EXCEL NA MATEMÁTICA

Professora: Zonaide
Disciplina: Matemática
Ano de escolaridade:
Turma: 6A - 101
Data: 07/04/2010 - quarta-feira
Turno: Manhã
Conteúdo: Multiplicação
Recurso utilizado: Calculadora, lápis, papel e planilha do excel.
Objetivo(s):
  • Praticar as operações matemáticas para que os alunos desenvolvam o raciocínio lógico;

  • Despertar o interesse do aluno por meio da utilização dos recursos da informática para resolver operações matemáticas.

Desenvolvimento: Iniciou-se a aula com uma apresentação do programa excel. Procuramos dar uma idéia geral do seu uso, introduzindo algumas nomenclaturas, como por ex. célula, coluna, linhas, etc, para que assim, os alunos começassem a familiarizar-se com as ferramentas e posteriormente pudéssemos avançar com outros aplicativos.

Usou-se o excel para trabalhar a multiplicação. Como estávamos nesse momento embrionário da utilização do programa, a proporção que os alunos inseriam dados nas células eram orientados para perceber que cada célula possuía uma denominação (ex. 4B, 2Aetc). Ao escreverem, clicarem, inserirem dados, etc, desenvolviam suas intuições e de forma autônoma avançavam na atividade.

Para resolver as operações, permitimos que os alunos utilizassem papel e lápis, e ao final a calculadora (acessórios) para que conferissem os resultados.

Percebemos que a maioria dos alunos ainda não possuem domínio da multiplicação. Muitos contam nos dedos e desenham bolinhas/pauzinhos no papel para chegarem aos resultados. Pudemos notar também que ficaram entusiasmados com o que aprenderam, sentiram-se motivados para fazer a atividade e curiosos com o feedback dos resultados.

Atividade desenvolvida pelo aluno


Professora de informática: Wanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conheça o CEMSTIAC