sexta-feira, 1 de maio de 2009

Atividades Maria Marizete (04/05 a 08/05)






Atividade I


DISCIPLINA: Matemática / 8º ano
PROGRAMA UTILIZADO: Excel, Internet Explorer (sites de notícias)
OBJETIVO: construir gráficos com base nos números de casos de infectados pela gripe suína e suas localidades.
DESENVOLVIMENTO: após pesquisa na internet, construir um gráfico de pizza para comparar os números de casos da gripe suína.








Atividade II




DISCIPLINA: Ciências/ 8º ano / Professora Maria Marizete
PROGRAMA UTILIZADO: Microsoft Word, Internet Explorer (sites de busca)
OBJETIVO: Entender como atitudes individuais afetam a saúde coletiva. Analisar e julgar ações de intervenção que visam preservar a saúde pública.
DESENVOLVIMENTO: Após tratar o tema com uma boa conversa para esclarecimento sobre as causas e condições para a ocorrência de uma epidemia, além de uma atividade para dar aos alunos a noção da velocidade e da facilidade com que uma doença contagiosa pode se propagar, caso não haja prevenção. Foi pedido que os alunos utilizassem os recursos da informática para responder questões sobre o tema gripe suína.




Atividade III


Disciplina: Português 6º, 7º, 8º, e 9º anos.


Programas utilizados: Power Point, internet


Atividade: Construção de um banner sobre a gripe suína.


Objetivos: informar sobre a situação da doença no mundo.


Desenvolvimento: após aulas sobre a gripe suína na disciplina de ciências, construir um banner informativo para alertar as pessoas quanto a prevenção e perigo da doença. Esta atividade deverá ser em grupo.


Um comentário:

  1. Olá Maria Marizete.

    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog, que está funcional e com ferramentas interessantes.
    As atividades postadas são atuais, informativas, sobre um tema que está preocupando a população mundial.
    Uma ótima idéia foi utilizar as informações disponíveis na mídia para trabalhar criação e leitura gráfica, tão utilizadas nos meios de comunicação. E o banner também foi outra forma criativa de trabalhar prevenção e os perigos da doença.
    Entretanto, o ideal seria evitar questionários diretos mesmo no laboratório de informática, pois normalmente não despertam o interesse do aluno.
    Ao invés de usar o Word, você poderia criar um Quiz no Power Point com as mesmas perguntas utilizadas no questionário, mas o formato de jogo tornaria a aula mais dinâmica.
    Mais uma vez, parabéns!

    Um abraço,

    Tatiana Castellar
    Coordenadora de Tecnologia Aplicada à Educação.

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