terça-feira, 28 de agosto de 2012

Campos, dos Goytacazes, 14 de agosto de 2012



 "Aprendemos melhor quando vivenciamos,
experimentamos,sentimos, relacionamos, estabelecemos
laços entre o que estava disperso, dando-lhe
significado, e encontrando um novo sentido". Moran

 
Professora: Neilma


Área do Conhecimento: Ciências
Ano de escolaridade: 7º e 8º
Turmas: 704 e 804
Turnos: Manhã e Tarde respectivamente
Conteúdo: Invertebrados e Sistema Respiratório
Objetivo: Apresentar o conteúdo explorando o recurso visual dos softwares.

Desenvolvimento: A professora concentrou-se no conteúdo  e os  alunos acompanharam a dinâmica do software educativo.  O  comportamento e aproveitamento deles diante do recurso da informática  com certeza foram fruto da postura adotada pela professora e da dedicação dispensada ao  planejamento de aula.





 Projeto de Inclusão Digital
Turnos: Manhã e Tarde

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Data: 14 e 20 de agosto de 2012


Professora: Ana Beatriz


Área do Conhecimento: Produção de Texto
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 601 e 602
Recursos Utilizados: Internet e o editor de texto - Word
Objetivo: Desenvolver a produção textual, explorando características de seres fictícios conhecidos.


Desenvolvimento: Os alunos foram convidados a contar a história a partir do contexto narrado abaixo.
Gostamos da sugestão de produção de texto apresentado no site da professora Janaína, abaixo exposto. Apesar de certos alunos demonstrarem resistência para deixar fluir e expor a criatividade com receios de serem rechaçados pelo professor, comportamento este proveniente  da cultura tradicional de ensino, em que o aluno deveria apenas repetir o que o professor mandava, percebemos avanços positivos quando incentivamos a liberdade de pensar, de falar e de errar sem medo.  
Como o texto refere-se a vampiros, perguntamos quem havia assistido aos filmes Crepúsculo, Lua Nova, etc.., para tentar trazer a memória informações que pudessem ajudá-los.
Foi muito produtivo, porque com a lembrança dos fatos do filme  os alunos tiveram possibilidade de construir a história.
Também pudemos entender os pontos mais frágeis dos alunos para escrever. Como por exemplo, a questão da concordância Verbal, e de identificar quem falade quem se fala no texto. Essa avaliação foi valiosa para a professora.
A curiosidade não ficou para trás. Quiseram aprender como selecionava o texto para mudar a cor da fonte.   

 


Produção dos Alunos


Photo Flipbook Slideshow Maker

  Projeto de Inclusão Digital

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Data: 10/08/2012


INSCRIÇÔES ABERTAS

Estão abertas as inscrições para o Curso de Informática Básica. Teremos curso tanto no turno da tarde como no da manhã, e as aulas serão realizadas todas as sextas-feiras, nos horários abaixo discriminados:

Turno da Manhã - 08: 00 às 11:00 h

Turno da Tarde - 13:30 às 16:30 h

Vagas limitadas!!!

Procurar Isabel ou Rosa na secretaria.
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Data: 10/08/2012




 Projeto de Inclusão Digital
 

Conheça o CEMSTIAC