quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Célula

Data: 24/02/2011
Professora; Miriam
Disciplina: Ciências
Ano de escolaridade:
Turma: 701
Recursos utilizados: Internet e Paint
Conteúdo: Célula
Objetivos:
  • Identificar as 3 partes da célula;
  • Entender a função das 3 partes da célula;
Desenvolvimento:
Os alunos foram encaminhados para pesquisas no Google Imagens.
No momento em que visualizaram as 3 partes da célula, puderam entender, após a explanação da professora, as funções de cada parte.
Para uma melhor compreensão,  a professora pediu que utilizassem o Paint para desenhar as estruturas básicas de uma célula.
Produção dos alunos


Turno: Manhã

Fotossíntese

Data: 23/02/2011
Professora: Mirian
Disciplina: Ciências
Ano de Escolaridade: 6º
Turmas: 601  e 603
Recursos Utilizados: Internet
Conteúdo: Fotossintese
Objetivos: Entender o processo da fotossíntese
Desenvolvimento: A professora utilizou o site interativo do Smart kids  para expor aos alunos sobre a fonte de alimentação e energia das plantas. Após solicitou que  realizassem uma leitura silenciosa no mesmo site sobre a fotossintese e levantou alguns questionamentos relacionados ao texto.
Os alunos participaram respondendo e acessando ao jogo educativo também do Smart kids.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/fotossintese-quiz.html

Turno: Manhã

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mudanças na Língua Portuguesa

Data: 21/02/2011
Professora: Candida
Disciplina: Português
Ano de Escolaridade:
Turmas; 801 e 802
Recursos Utilizados: Quadro Branco; Internet e Word
Conteúdo: Introdução ao Novo Acordo Ortográfico.
Objetivo: Identificar vocábulos que mudaram com o novo acordo. 
Desenvolvimento: A professora indicou o site http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm  , como referência, mas permitiu  também que os alunos realizassem pesquisas em outros sites para responder, no Word, as seguintes peguntas:
  1. Identificar 10 palavras que perderam o acento (5 agudo e 5 circunflexo);
  2. Identificar 10 palavras que perderam o trema
  3. Identifcar 10 palavras que perdeam o hífen;
  4. Identificar 10 palavras que se escreve com hífen.
Produção dos nossos alunos


História do Carnaval



Data: 18/02/2011
Professora: Fátima
Disciplina: Artes
Ano de Escolaridade: 6º
Turmas: 601 e 602
Recursos utilizados: Quadro branco, Datashow, filme You Tube e internet.
Conteúdo: O Carnaval e o Samba
Objetivos:
  • Reconhecer o carnaval como manifestação cultural brasileira e sua origem;
  • Relacionar o carnaval e a origem do samba.
Desenvolvimento:  Nesta  aula a professora interagiu constantemente com seus alunos ao utilizar todos os recursos acima citados para expor os conteúdos. Posicionou-se como mediadora do processo ensino aprendizagem e interveio nos momentos culminantes para mostrar as manifestações culturais do carnaval e suas origens.
 Iniciou com o vídeo e ao término fez uma abordagem valorando os aspectos mais importantes e expondo como se deu a relação entre o carnaval e o samba, a origem das marchinhas, etc
Expôs a biografia de Carmem Miranda, com exposição no quadro branco e consulta de imagens no Google.

Artes no Carnaval

Data: 16/02/2011
Professora: Fátima
Disciplina: Artes
Ano de escolaridade: 7º ano
Turmas: 701,702 e 703
Recurso utilizados: Quadro branco, internet e audio.
Conteúdo: Aspectos culturais do Carnaval
Objetivos:
  • Identificar marchinhas de carnaval;
  • Identificar as vestimentas do carnaval;
  • Identificar o centenário de Carmem Miranda.
Desenvolvimento: após a exposição da professora sobre a festa mais popular do Brasil - O Carnaval, foi solicitado que os alunos pesquisassem no google, imagens de Carmem Miranda. Diante das imagens   foi ressaltado as roupas, as bijuterias,  os sapatos, as frutas, principalmente a banana, e feito referência a marchinha de carnaval - TAÍ - gravada pela artista.
Os alunos também tiveram oportunidade de consultar o site kboing para ouvir as marchinhas.
Foi uma aula dinâmica e interativa que despertou a curiosidade dos alunos para ouvir as músicas. Foi bacana!

Projeto Foliando no Carnaval 2011



A escola, neste período de carnaval, está envolvida no projeto com atividades que buscam resgatar a história e a cultura carnavalesca no Brasil.Diversas atividades estão sendo realizadas sob a orientação dos professores ( confecção de cartazes e máscaras, pesquisas,vídeos, etc) além de estar previsto um grande baile de carnaval no dia 03 de março de 2011, para incentivar a moçada a participar ativamente dos preparativos da festa carnavalesca.

Conheça o CEMSTIAC