quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Reunião de Lançamento do Laboratório de Informática

No dia 26 de agosto aconteceu a 1ª Reunião informativa entre os coordenadores do laboratório de informática do CEMSTIAC com os professores da escola. O objetivo desta reunião foi dar início às atividades de informática. Para atender os 2 turnos (manhã e tarde) foram realizados dois encontros nos quais foram passadas as regras básicas de funcionamento, cada professor pode também receber uma cópia das regras em mãos. Outra questão abordada foi a construção da estrutura das atividades, foi passado aos professores presentes o endereço do BLOG e uma demonstração ao vivo de como acessar o mesmo na internet . Algumas dúvidas puderam ser sanadas como por exemplo os dias do professor do laboratório e a capacidade do laboratório para receber uma turma. Foi possível também acontecerem os primeiros agendamentos para uso do laboratório de informática educativa.
Nós do Laboratório agradeçemos a presença de todos e esperamos que nossa caminhada seja um sucesso!!!! Grande abraço!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

4. Os cuidados no retorno escolar.

Algumas orientações úteis a serem adotadas nas escolas e entre os alunos são:

  • Higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz;
  • Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies como mesas, telefone, maçanetas e materiais escolares;
  • Proteger com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e o nariz ao tossir ou espirrar - procedimento conhecido como “etiqueta respiratória”. Na impossibilidade de serem usados lenços, médicos recomendam proteger a face junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar;
  • Crianças e adolescentes não devem compartilhar objetos - nem durante as aulas, nem nos intervalos, principalmente talheres e copos;
  • Alunos, professores e funcionários com síndrome gripal devem ser retirados de sala de aula e encaminhados para atendimento médico;
  • Aqueles com sintomas devem permanecer por pelo menos sete dias em casa;
  • Atividades que reúnam várias turmas em ambientes como ginásios, anfiteatros e laboratórios devem ser evitadas.

5. O que fazer em caso de suspeita?

Não use remédios sem indicação médica e vá até o hospital mais próximo. No site do Ministério da Saúde é possível consultar os hospitais mais bem preparados para tratar a doença.
Pessoas que viajaram para áreas afetadas pelo vírus e apresentaram repentina febre em torno dos 38 graus, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações e dificuldade respiratória dez dias após sair dessas áreas devem ir a um hospital e informar ao médico o roteiro de viagem.

Fonte:

INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE A

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)?
O novo vírus da Gripe A(H1N1), que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afeta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1) é transmissível entre os seres humanos.
2. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)?

O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1) é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contatos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indiretamente quando há contato com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contato com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.
3. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?
  • Limite o contato com outras pessoas, tanto quanto possível;
  • Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem;
  • Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel. Nunca com as mãos!;
  • Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo;
  • Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar.
    Pode usar toalhas descartáveis com soluções alcoólicas;
  • Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhas descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.

Conheça o CEMSTIAC