sexta-feira, 27 de abril de 2012

Aplicando o X

Data: 24/04/2012
Área do Conhecimento: Português
Ano de escolaridade: 6º
Turma: 601
Conteúdo: Som do X
Recurso Utilizado: Internet e caderno
Objetivos:
  • Compreender que o X tem diferentes sons e entender a representação fonética.
  • Revisar o conteúdo para prova.


                                                                         Clique na imagem 

Desenvolvimento
O professor clarificou, para os alunos, que nem sempre os sons da fala são representados pelas mesmas letras. E que na maior parte das vezes esses sons podem ser representados por diferentes letras. Conduzimos os alunos para o site abaixo para que realizassem os exercícios online e depois transcrevessem as palavras corretas para o caderno.



Fonte: http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/sons-de-x.html


Projeto de Inclusão Digital
Turno: Manhã

Utilizando as Aulas do Blog

Data: 27/04/2012


Os  professores utilizaram o Laboratório de Informática para trabalhar com  conteúdos de  aulas já postadas no  Blog desta escola. O acesso ao conteúdo das aulas estão relacionadas nas respectivas áreas do conhecimento, nos Marcadores ao lado direito do Blog. 
Os professores também tiveram por base o mesmo planejamento de aula. Desta forma, acreditamos que a postagem suscinta dessas aulas evita repetições desnecessárias. 


  • Dia 10/04 - Professora Fátima - Turmas: 602, 603 e 701- Aula - Cores Primárias e Secundárias
  • Dia: 11/04 - Professora Candida - Turma: 901- Aula - Sujeito
  • Dia: 13/04-  Professora Miriam - Turmas: 602 e 601 -Aula - Fotossíntese
  • Dia: 25/04 - Professora Ediná - Turma: 604 -Aula - Fotossíntese
  • Dia: 27/04 - Professora Simone - Turmas: 603,605, 701 e Aula - Figuras Planas
Postada pela Professora Wanessa
Projeto de Inclusão Digital

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Microscópio Virtual - Célula


Data: 10/04/2012
Professora: Neilma
Área do Conhecimento: Ciências
Ano de Escolaridade: 9º
Turma: 901
Conteúdo: Célula
Recurso Utilizado: Internet

Objetivo: Possibilitar o aluno a perceber a amplitude do que é a citologia, visualizando imagens de células em fotografias reais, seguidas de ilustração esquemática onde encontram a descrição e funcionalidade da estrutura de cada organela citoplasmática. 


Desenvolvimento: Super interessante! O recurso interativo acima permitiu a visualização de cada detalhe das células por meio do microscópio. A professora aproveitou para falar para que serve o aparelho e o porquê do seu nome.
A professora fez a exposição do conteúdo utilizando o recurso. Este possibilitou uma maior aproximação dos alunos a realidade, a medida que acompanhavam as imagens associadas as suas funcionalidades.





Postado por Wanessa
Projeto de Inclusão Digital
Turno: Tarde

Introdução a Perspectiva na Arte

Data: 10/04/2012
Professora: Maria Aparecida
Área do conhecimento: Artes
Conteúdo: Perspectiva na arte
Ano de escolaridade: 7º
Turma: 704
Recurso Utilizado: Internet
Objetivo: Levar o aluno a ter uma noção de tridimensionalidade na arte.


"A informática tem sido uma grande aliada da arte independente no século XXI. Ela modificou o modo de fazer e consumir arte. E nossos alunos não podem ficar fora dessa realidade."

Desenvolvimento:
Enquanto os alunos visualizavam as imagens acessadas no Google, a  professora explicava que  a leitura daquelas figuras dependia da posição ou do nível visual em que elas estivessem em relação a eles.
Para exemplificar, a professora juntamente com os alunos fez a representação gráfica de uma cômoda .Chamou a atenção dos alunos, ao mostrar que na face frontal os detalhes das gavetas são desenhados normalmente como são observados, sem o uso da perspectiva. E que somente as faces superior e lateral direita nos conduzem a aparência de tridimensionalidade.
Esta aula foi uma introdução a perspectiva,  possibilitando um conhecimento prévio de leitura, recepção e apreciação de obras de artes.

Fonte: http://www.trollada.com.br/m/imagens_de/PERSPECTIVA

Postado pela professora Wanessa
Projeto de Inclusão Digital
Turno: Tarde

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Copa do Mundo 2014

Data: 04/04/2012
Professora: Inês
Área do Conhecimento: Educação Física
Ano de escolaridade: 6º
Turma: 206
Conteúdo: Copa do Mundo 2014
Recurso Utilizado: Internet e Word
Objetivo:
  • Pesquisar: As cidades brasileiras que sediarão a Copa de 2014 e o logotipo da Copa 2014;
  •  Possibilitar a inclusão digital.

Fala Professora!

"A tecnologia tem sido  uma aliada para o professor de educação física. Sabemos que a informática tem diversos fins. Para o professor, essa ferramenta tem se transformado numa grande aliada no que diz respeito a agregar valores e conhecimentos, através da interação entre o homem e o computador. Aliás, o uso da tecnologia em competições é antiga. Em corridas de cavalos, o photo finish já era utilizado em meados do século XX. Na atualidade, grande parte dos esportes, mesmo os tradicionais como o tênis e a natação já se renderam aos encantos da tecnologia."
Na escola, temos projetos de educação física para serem trabalhados no Laboratório de Informática de diversas formas. Pretendemos  apresentar os esportes menos conhecidos como a canoagem, o golfe (agora é olímpico a partir de 2016!) e mesmo os esportes de inverno, por meio de vídeos ilustrativos. Por meio da internet, podemos pesquisar vultos do passado que se consagraram no esporte, os cuidados que devemos ter na saúde. E muito mais. E hoje nos propomos a conhecer as capitais do Brasil que irão sediar a Copa do Mundo de 2014."



Desenvolvimento: As pesquisas foram feitas no Google. Os alunos transcreveram as cidades brasileiras que irão sediar a Copa de 2014 utilizando o Word  e no final copiaram e colaram o logotipo da Copa de 2014. 
Nossos alunos do turno da tarde, tiveram pouco acesso a tecnologia por falta de professor de informática no laboratório, por isso ainda possuem pouca familiaridade com o computador. Muitos são resistentes e tem medo da máquina, devido a isto a proposta da aula hoje foi mais simples para incluí-los nesse novo contexto tecnológico.

Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Turno: Tarde

terça-feira, 10 de abril de 2012

Fotossíntese no BLOG

Data: 04/04/2012
Professora: Miriam
Área do Conhecimento: Ciências
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 603 e 605
Conteúdo: Fotossíntese
Recurso Utilizado: Blog do Cemstiac
Objetivo: Compreender a importância do processo da fotossíntese na natureza e para a vida.

Fala Professora!!

"Adoro aproveitar a ludicidade dos recursos da informática em ciências, porque aproxima o aluno  da realidade. E essa aproximação só é possível porque a professora do laboratório de infomática, nos ajuda a fazer a ponte entre a informática e as diversas área de conhecimento. Com sugestões de sites, projetos pedagógicos, condução dos trabalhos no laboratório juntamente conosco,  etc. Ela nos induz a conhecer o que a informática nos oferece  de melhor, que venha  a facilitar a vida do professor no percurso do processo ensino-aprendizagem."
"Sempre utilizei a informática na escola, mas infelizmente durante o 2º semestre  do ano de 2011 nossos alunos tiveram sérios prejuízos, porque o laboratório da escola ficou abandonado. E por isso,  deixo o meu apelo, para que os trabalhos no laboratório não cessem mais. Precisamos desse recurso para elevarmos a qualidade de ensino da nossa escola. Afinal, foi por esse motivo que o PROINFO, colocou os computadores na escola."
 "Sempre que possível mobilizo e apresento para os pais dos nossos alunos, o laboratório para que vejam e entendam o que estamos fazendo e porque temos este espaço tão privilegiado dentro da escola."
"Gosto tanto das aulas e do Blog da escola, que aproveitei a sugestão da aula de Fotossíntese do ano passado, para aplicar este ano. O legal foi que os alunos acessaram o blog e os links na sequência orientada por mim."Vejam:


Desenvolvimento: Seguimos a sequência dos links abaixo.
 http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/fotossintese.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/fotossintese-quiz.html

Fomos orientando e tirando as dúvidas dos alunos a medida que se deparavam com as novidades. A interatividade possibilitou um entendimento claro sobre o processo da fotossintese na natureza. Ficaram curiosos e motivados.



Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Turno: Manhã

domingo, 1 de abril de 2012

Unidades do dia-a-dia

Data:30/03/2012
Professora: Simone
Área do Conhecimento: Matemática
Ano de escolaridade: 7º
Turma: 703
Conteúdo: Unidades de medida
Objetivos:
  • Pesquisar as unidades de medidas internacionais mais atuais;
  • Compreender a aplicação dessas unidades no dia-a-dia.
Recursos utilizados: Internet, caderno, quadro


Fala Professora!



O CEMSTIAC foi uma escola beneficiada pelo PROINFO - Programa Nacional de Tecnologia Educacional - este tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Ela atende a todos os requisitos do Programa. Temos um espaço físico excelente, com 10 computadores, mas com capacidade para 25 máquinas, ar condicinado, janelas e portas gradeadas, iluminação, enfim, toda estrutura adequada. 
O NTEM - Núcleo de Tecnologia Educacional do Municipio de Campos, além de garantir  por meio do Plano Tecnológico Educacional de uso das TIC, as atribuições do professor do Projeto de Inclusão Digital , dentre elas, promover a incorporação da tecnologia educacional às rotinas escolares, como um recurso auxiliar ao processso educacional, tem cumprido com os seus objetivos e atendido aos critérios do PROINFO ao intensificar a Formação Continuada em Tecnologias Educacionais para os profissionais da rede municipal de ensino.
Estamos quites e queremos o melhor para os nossos alunos, porque a nossa escola tem entendido que não podemos abrir mão de um espaço tão importante no processo de ensino aprendizagem como o laboratório de informática.
Estamos antenados agora no PROUCA - Programa Um Computador por Aluno, mais um investimento do governo federal. Diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro já foram beneficiados, como: Casimiro de Abreu, Piraí, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Arraial do Cabo, Angra dos Reis, São João do Piraí, Mesquita, Nova Iguaçu, Rio das Flores, Macaé, dentre outros.



Desenvolvimento:
A professora Simone iniciou pedindo que os alunos abrissem o Google para pesquisar sobre o Sistema Internacional de Medidas.
Perguntou por que todos usam o quilo, o metro, o litro e tantas outras unidades de medida como padrão. E complementando as poucas respostas dos alunos, disse que simplesmente existe, porque  uma instituição - o Sistema Internacional de Medidas - determinou quais unidades deveriam ser adotadas pelos países para expressar medidas, pesos, alturas, etc.
Explicou que antes do surgimento deste sistema, cada país utilizava as unidades que desejasse, causando uma tremenda confusão nas transações comerciais e também no intercâmbio. Agora com a  a popularização do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informática caíram na boca do povo e hoje está presente em nosso dia-a-dia.
Orientou para que os alunos copiassem as unidades de medidas no caderno e prestassem uma atenção especial nas unidades aplicadas principalmente na  informática, como p. ex. Pendrives, HDs, etc.
Simone, encerrou essa aula, pedindo que os alunos dessem prosseguimento nas pesquisas com essas unidades, como por exemplo o KB - Kilobyte, dentre outros.


Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Turno: Tarde

Conheça o CEMSTIAC