sexta-feira, 30 de março de 2012

Artes e Informática

Data: 30/03/2012
Disciplina: Artes
Conteúdo: Cores primárias, secundárias e terciárias
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 601, 604 e 605
Objetivo: Realizar  releitura das obras de Tarsila do Amaral e Aldemir Martins, identificando as cores primárias, secundárias e terciárias.
Recursos utilizados: Internet, Paint, Caderno e quadro

Fala professora!


A professora de artes, fala com os alunos corroborando com os demais docentes da escola, sobre a necessidade da informática na escola, principalmente no que tange ao ensino da arte.   Ela diz  "não podemos distanciar a informática das artes. Essa máquina tem nos ajudado muito,  tornou-se muito apreciada, pois é considerada uma poderosa ferramenta de criação.
O computador, atualmente, pode simular todas as ferramentas tradicionais de criação de imagens, como o pincel,o lápis, a goiva, o buril, a máquina fotográfica, a prensa, a filmadora, além de trazer novas possibilidades técnicas para a produção artística E foi exatamente o que fizemos na aula de hoje ao utilizarmos o programa Paint."

Desenvolvimento:


A professora fez a exposição do assunto utilizando-se do software interativo abaixo. Para uma melhor compreensão inovou com uma abordagem não linear. A medida que os alunos avançavam no software, eles eram conduzidos a clicar no Google para buscar algumas imagens dos artistas - Tarsila do Amaral e Aldemir Martins, que fizeram uso das cores primárias, secundárias e terciárias em suas obras.



Depois os alunos manipularam o Paint, que é uma ferramenta para criação artística e fizeram uma releitura da obra de Tarsila do Amaral, O vendedor de frutas.
Se encantaram com a possibilidade de  criar formas e aprenderam a lidar com as ferramentas. Dentre outros detalhes, observaram que se a borda da forma geométrica que  desejavam preencher tivesse alguma interrupção, a cor de preenchimento vazava para o restante da área de desenho.

Juntos os alunos buscaram conhecer outras ferrametas. 

Releitura da obra O Vendedor de Frutas de Tarsila do Amaral realizada pelos nossos alunos

Ainda pouco familiarizados com as ferramentas os alunos conseguiram desenvolver as partes da obra que lhes pareceram mais simples. 


Turno: Manhã
Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

sexta-feira, 23 de março de 2012

Geometria com o uso da informática

Data: 23/03/2012
Professora: Simone
Área do Conhecimento: Matemática
Ano de escolaridade: 6º e 7º
Turmas: 602, 603, 604, 605, 701 e 702
Recurso Utilizado: Word e Internet
Conteúdo: Principais figuras planas
Objetivo: Aprender geometria utilizando os recursos da informática
Desenvolvimento:

Com turmas com mais de 30 alunos, a  Professora Simone, enfrenta os aborrecimentos dos alunos por não termos computadores para todos no laboratório de informática. Ela explica que "ainda lutamos com essa dificuldade, mas que com a retomada dos trabalhos no laboratório neste ano de 2012,  a comunidade escolar está unindo esforços e tomando as providências cabíveis, no sentido de aumentar o nº de computadores e termos mais uma professora no laboratório. Ela adianta, que  os computadores são para melhoria da qualidade da educação  da nossa escola, e consequentemente para elevar o  IDEB."  


Demos continuidade nas aulas anteriores  trabalhando geometria. Os alunos avançaram um pouco mais, ao desenharem outras figuras e usarem outros aplicativos, como por exemplo a internet.
O 7º ano aprendeu a  copiar uma imagem da internet e inserir dentro de uma  figura geométrica. Os alunos ficam muito envolvidos  ao aprender fazer fazendo. Sentem-se capazes e nos surpreendem cada vez mais superando dificuldades.





Turnos: Manhã e Tarde
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

Uma vez dependente é díficil ficar livre da droga

Data: 19/03/2012
Professora: Patrícia
Área do conhecimento: Religião
Ano de escolaridade: 7º
Turmas: 703 e 704
Conteúdo: Prevenção as drogas
Recurso Utilizado: Internet
Objetivo: Prevenir o uso das drogas.

Desenvolvimento:

A professora Patrícia antecipou-se para agradecer o retorno das aulas de informática na escola. Enfatizou a importância pedagógica da utilização do computador,  e acrescentou "não queremos que nossos alunos sejam meros digitadores, mas sim que eles sejam estimulados a produzir conhecimento com o uso do computador. E para isto precisamos do professor de informática que auxilia também na elaboração de projetos pedagógicos visando utilizar a informática."



Patrícia abriu o tema  expondo brevemente sobre a história de dois jovens que se envolveram com drogas.  Ressaltou a facilidade que os jovens tem hoje em adquirir as drogas tanto lícitas como as ilícitas, e que usar ou não uma substância passa mais por um crivo individual do que por qualquer pressão que possa ser feita. Sabemos que nem sempre adianta dizer que faz mal para a saúde, por que a decisão além de pessoal também é circunstancial.  
Em seguida foi proposto que os alunos realizassem pesquisas na internet, sob a orientação da professora do laboratório, sobre as consequências da dependência das drogas. Dentre os conteúdos encontrados  deveriam  focar o que mais lhes chamassem a atenção. Se depararam com diversas informações que desconheciam  despertando a curiosidade. Promovemos uma  interação com trocas de ideias e leituras ( para os mais tímidos) sobre o que foi encontrado.


Para nossa felicidade o Cemstiac continua atraindo muitos alunos. E o trabalho realizado no laboratório de informática com certeza  também é um dos nossos atrativos.
 

Turno: Tarde
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

segunda-feira, 19 de março de 2012

Crônica de Luís Fernando Veríssimo

Data: 19/03/2012
Professora: Candida
Área do conhecimento: Português
Ano de escolaridade: 9º
Turma: 901
Conteúdo: Interpretação de texto
Recurso utilizado: Internet e Word
Objetivo: Interpretar texto

Desenvolvimento: Os alunos acessaram o site abaixo e leram a crônica de Veríssimo.


Depois, utilizando o Word, fizeram algumas interpretações como no exemplo abaixo.
  


A Professora Candida aplaudi o retorno da informática no Cemstiac, e diz " não podemos excluir nossos alunos do acesso a tecnologia , uma vez que ela vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas."  

 




Fonte: http://simplesmenteportugues.blogspot.com.br/2009/11/pneu-furado-luis-fernando-verissimo.html

Turno: Manhã
Postado pela professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

Desertos da África

Data: 16/03/2012
Professora: Sandra Cruz
Área do Conhecimento: Geografia
Ano de escolaridade: 9º
Turma: 901
Conteúdo: África
Recurso Utilizado: Internet e Word
Objetivo: Identificar os desertos do continente Africano e suas características.
Desenvolvimento: A professora solicitou que os alunos realizassem pesquisas na internet identificando os desertos da África e suas características. Utilizaram o Google para suas buscas.
Puderam ver as imagens dos desertos e ficaram a vontade para ler as informações sobre os mesmos. Ao término das leituras, a professora fez algumas indagações e provocou  a  troca de idéias acompanhando e conduzindo sempre para o tema proposto.

Turno: Tarde
Postado pela professora do
Projeto de Inclusão digital
Wanessa

Diversificando a forma de abordagem

Data: 16/03/2012
Professora: Simone
Área do Conhecimento: Matemática
Ano de escolaridade: 6º ano
Turmas: 602, 603 e 605
Conteúdo: Figuras Geométricas
Recurso Utilizado: Word
Objetivo: Desenhar figuras geométricas.
Desenvolvimento: A professora tem como proposta desenvolver um projeto focado em conteúdos matemáticos utilizando a informática como auxílio. Começamos este trabalho na aula anterior, com a utilização/apresentação das ferramentas do Word. A profª Simone acredita que o recurso tecnológico facilita a aprendizagem da matemática,
A intenção é modificar  a postura em relação a matemática,  propiciando ao aluno um ambiente de aprendizagem, onde tenha oportunidade de investigar, de experimentar e de simular situações. Utilizando-se de diferentes programas propõe-se a dedicar um tempo de suas aulas para familiarizar os alunos as diversas ferramentas, como foi feito na aula passada.
Na aula de hoje demos um  passo adiante. Os alunos fizeram algumas figuras geométricas sozinhos, pois já estavam mais íntimos da máquina. A empolgação e entusiasmo do aluno em descobrir que pode fazer coisas no computador, contribuiu também para que ele entendesse a importância do que estava aprendendo.
O Word, foi o programa escolhido porque oferece representação específica de figuras geométricas e possibilita acompanhar a construção de um procedimento pelo aluno.

Uma  forma significativa de nossos alunos construirem figuras.


Turno: Manhã
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

terça-feira, 13 de março de 2012

Homem Primata - Titãs

Data: 12/03/2012
Professora: Sandra Cruz
Área do conhecimento: Geografia
Ano de escolaridade: 8º
Turma: 802
Conteúdo: Sistema Capitalista
Recursos Utilizados: Vídeo, música, computadores, internet e fone de ouvido.
Objetivo: Interpretar a música dos Titãs - Homem Primata - a luz do capitalismo.
Desenvolvimento: Após exposição do conteúdo, ressaltando as principais características do Sistema Capitalista, a professora lançou mão de um vídeo dos Titãs no Youtube, bem como a letra da música, para que os alunos identificassem  os pontos que faziam referência ao capitalismo. As abordagens foram feitas oralmente, onde a Professora motivava com perguntas direcionadas aos alunos, e estes  participavam respondendo.  
Conclusão: A atividade permitiu interação, surgindo interpretações bem interessantes e despertando o senso crítico dos alunos.


Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=bswa1uyQe8s


Postado pela Professora
do Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Turno: Manhã

terça-feira, 6 de março de 2012

Figuras Geométricas

Data: 02/03/2012
Ano de escolaridade: 6º ano
Turmas: 102 e 105
Área do conhecimento: Matemática
Professora: Simone
Recurso Utilizado: Word
Objetivo: Utilizar a informática no estudo das figuras geométricas, auxiliando nos trabalhos a serem desenvolvidos em classe.
Desenvolvimento: Iniciamos esta aula dando um passeio pelo  editor texto - Word, para que o aluno se familiarizasse com as ferramentas. Nos detivemos na apresentação dos recursos que serão mais utilizados pelos alunos durante as aulas de figuras geoméricas. Autoformas, cor de fonte, fonte, tamanho da fonte, cor de preenchimento,  foram os mais explorados.
Conclusão:  Essa familiarização com as ferramentas facilitará  a realização das atividades posteriores.



Postado pela Professora do
Projeto de Inclusão Digital
Wanessa
Turno Tarde

Conheça o CEMSTIAC