segunda-feira, 18 de julho de 2011

Recesso Escolar


Encerramos o 1º semestre letivo, no dia  14/07/2011 e nos reunimos para o Conselho de Classe, no dia 15. Com a participação de orientadores pedagógicos, apoio administrativo, professores e gestão escolar, tivemos na pauta do conselho:  
  • Um parabéns especial aos aniversariantes do 1º semestre;
  • Agradecimentos e comentários a respeito da participação da Festa Country da escola;
  • Explicação sobre a criação do Conselho Escolar pela Professora Simone Carvaho;
  • Mensagem para reflexão aos professores;
  • Apresentação dos últimos resultados do IDEB do CEMSTIAC, e redirecionamento  de planos de trabalho para o novo semestre, a fim de atingir as metas previstas pela IDEB;
  • Comentários a respeito da disciplina dos alunos, do apoio do Serviço Social  e das dificuldades encontradas pelos professores.
Conforme o nosso calendário escolar permaneceremos em recesso do dia 18 ao 29/07. E já no dia 01/08 daremos início ao 2º semestre letivo.

Turno: Manhã
Postado pela Professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quem tem medo de ridículo?

Data: 08/07/2011
Professora: Denise
Disciplina: Produção de texto
Ano de escolaridade:
Turmas: 603 e 602
Recurso Utilizado: Internet
Conteúdo: Leitura e interpretação de texto
Objetivo:Valorizar a linguagem oral na interpretação.
Desenvolvimento:
A professora realizou um jogo de interpretação oral.
Utilizamos o texto ilustrativo do site da Ruth Rocha - Quem tem medo de ridículo?
Após a leitura do texto online pelas duplas, a professora deu as seguintes coordernadas para realizar o jogo:
  • A pergunta seria lançada e uma dupla seria escolhida para dar a resposta;
  • Qualquer um da dupla poderia responder;
  • Seria atribuído pontos para cada acerto;
  • A dupla que respondesse fora de hora, atrapalhando a resposta de outra dupla perderia os pontos para esta.
A participação dos alunos foi um show!!


 Fonte: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_il01.htm
Turno: Manhã
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

Olha o olho da menina

Data: 01/07/2011


Professora: Candida
Disciplina: Produção de Texto
Ano de Escolaridade:
Turmas: 702 e 703
Recurso Utilizado: Internet, Word e Quadro Branco
Conteúdo: Leitura e Interpretação de texto






Objetivo:
  • Facilitar a interpretação de texto;
  • Estimular a exposição de idéias, por meio da escrita.
Desenvolvimento:
Os alunos dedicaram-se a uma leitura silenciosa do texto,  observando as imagens.
A professora criou condições de abordagens ao trocar informações com os alunos e nesse compartilhamento de idéias facilitou a análise e interpretação do texto. Após, selecionou algumas perguntas que foram expostas no quadro branco para que os alunos pudessem respondê-las.

Fonte: http://ipanema.com/livros/olha/cover.htm
Turno: Manhã
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FESTA COUNTRY DO CEMSTIAC: Sábado dia 09/07/2011


ORGANIZAÇÃO DA FESTA COUNTRY – CEMSTIAC


1. Bilheteria (ingresso: R$ 5,00) – Cada aluno interessado poderá vender ingressos, e a cada 05 ingressos vendidos, ele ganha 01 ingresso, sem limites. Também serão disponibilizados ingressos na Bilheteria para aquisição imediata, no momento da festa.

2. Lanches – Os lanches serão adquiridos por intermédio de “fichas coloridas”, compradas de acordo com o lanche desejado, na “Bilheteria”, e trocados pelos respectivos lanches na Cantina. (Lanches: refrigerante copo, pizza brotinho, pastel frito, água garrafinha, pipoca, salgados...).

3. Entretenimento (Karaokê) – As fichas serão compradas na “Bilheteria” no valor de R$ 1,00 por pessoa e por música.

4. Telão – Serão passados no telão: clipes sertanejos, fotos dos participantes da festa e o “Momento do Coração”.

5. Momento do Coração – Serão lidas todas as Mensagens do Momento do Coração, que serão previamente avaliadas pela Organização do Evento.

6. Grupos de Dança – Se apresentarão os grupos de dança: do instrutor “Amigo da Escola” e do “Mais Educação”.

7. “Rei e Rainha da Festa” – O aluno e aluna que mais vender votos serão os vencedores. (voto: R$ 1,00).

8. Brincadeiras de Barraquinhas – Serão realizadas no Hall de entrada da Escola, com variedades, como: pescaria, tiro ao alvo, bazar... As fichas também serão adquiridas na “Bilheteria” com o valor de R$ 2,00.

9. Segurança – Para segurança externa, iremos contar com a Guarda Municipal e Polícia Militar.

10. Limpeza prévia e após a festa – Feita pelo pessoal de apoio e limpeza.

11. Show – Rodrigo do Forró e Banda.

12. Ornamentação – Será na sexta feira (08/07) durante o dia por Régio e Equipe da Animação Cultural.

13. Peça “Casamento na Roça” – Apresentado pela Equipe da Animação Cultural, sob direção de Marcos.

14. Lanche e acolhida para os artistas – Preparado pela Equipe da Cozinha. (refrigerante, suco, água, biscoito, salgado...)



VALORES DOS LANCHES



Pizza R$ 2,00

Pastel ou salgado R$ 1,00

Refrigerante (copo) R$ 1,00

Água (garrafinha) R$ 2,00

Pipoca micro-ondas R$ 3,00




TURNO: Tarde

GINCANA DA CIDADANIA

Estamos iniciando a nossa :














GINCANA DA CIDADANIA, com COMISSÃO ORGANIZADORA composta por:
Maura Conceição Lopes R. Galaxe – Diretora

Lívia Ribeiro de Lima Moura - Pedagoga

Inês Ambrósio de Alvarenga – Professora

Tânia Maria Vasconcelos – Pedagoga

Régio Oliveira de Almeida - Animador Cultural

Participação dos professores do 2º turno do CEMSTIAC

Simone Carvalho- informática educativa nas tarefas e animação.
DATAS: 07/07/11 (Lançamento)

24/08/11 (Execução das tarefas)

Regulamento:
01 – Poderão participar da Gincana alunos (as) de todas as turmas do 2º turno (tarde) do CEMSTIAC;


02 – O objetivo da Gincana é buscar integração da comunidade escolar, constituindo-se esta uma atividade para enriquecer e ampliar os conhecimentos de todos os COMPONENTES CURRICULARES;



03 – Cada turma formará uma equipe e terá como identificação uma cor, a ser sorteada no dia 06/07/11;



04 – Cada equipe deverá ter um líder escolhido pela mesma, e terá como funções: organizar a sua equipe, distribuir tarefas, comunicar-se, representando sua equipe com a Comissão organizadora da gincana;



05- Todas as equipes deverão escolher 01 professor que auxiliará na execução das tarefas;



06- O período de tempo para a realização das tarefas deverá ser cumprido, podendo ser a equipe, penalizada com perda de pontos pelo seu descumprimento;



07 – Em caso de dúvidas de pontuação das tarefas somente as Comissões Organizadora e Julgadora decidirão o procedimento a ser adotado;

08 – Haverá uma Comissão Julgadora composta por convidados e ainda um Fiscal de prova que terão como função observar o cumprimento das tarefas.
Tarefas:
01 – Campeonato de damas:

- dias 10 ,11,12 de agosto – Competição interna(por turma)

- dias 17 ,18,19 de agosto – Competição entre turmas

Sendo assim a pontuação final: 1º lugar: 15 pontos

2º lugar: 10 pontos

3º lugar: 05 pontos


08- Cada equipe deverá ter um GRITO DA GALERA – 05 pontos

09 – Trazer um ex aluno do CEMSTIAC (com comprovante) que tenha cursado Ensino Superior – 20 pontos;


10 – Arrecadar o maior número de material de higiene pessoal para doação em instituição filantrópica (a ser definida) – 20 pontos;



11 – Cada equipe deverá apresentar um número artístico: dança/ canto/ imitação de artistas. Pontua a equipe que cumprir a tarefa, e ainda 05 pontos extra para a melhor apresentação;



12 – Trazer uma planta decorativa em vaso/ lata/ pote , etc, medindo no mínimo 1 metro de altura – 10 pontos e ainda 05 pontos extra para a equipe que trouxer a planta mais bonita( a ser escolhido pela comissão julgadora)..


Turno: Tarde

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Situação do continente africano

Data: 28/06/2011
Ano de escolaridade: 9º
Turma:901



Disciplina: Geografia
Professora: Sandra Cruz
Recursos Utilizados: Power Point, Datashow, Internet e livro didático.
Conteúdo: África
Objetivos:
  • Compreender que  o contexto  histórico do terrítório africano  influenciou a situação econômica, social e  cultural do continente;
  • Entender que  aspectos na atualidade  fragilizam o desenvolvimento social e econômico da África.
Desenvolvimento: A professora realizou um trabalho muito dinâmico com os alunos, a medida que os envolveu com filmes, leituras, apresentações de slide e explanações do conteúdo realizados por eles mesmos.
Ela dividiu o trabalho em equipes, e deu as diretrizes de forma que cada uma abordaria aspectos diferenciados sobre a África. Enquanto duas equipes foram incumbidas de assistir filmes as outras três dedicaram-se ao conteúdo do livro sobre a África.  Todas as equipes deveriam fazer uma apresentação no power point para explicar o assunto.
Mesmo que os alunos inicialmente apresentem-se tímidos para realizar este trabalho, percebemos que o envolvimento com estas ações cria um ambiente de aprendizagem estimulador para o desenvolvimento de diversas habilidades requeridas por este "Mundo Plano", como diria Thomas Friedmam.
Turno: Manhã
Postado pela professora do
 Projeto de Inclusão Digital
Wanessa

Conheça o CEMSTIAC