segunda-feira, 30 de maio de 2011

Feudalismo

Data: 25/05/2011
Professora: Sandra Cruz
Disciplina: História
Ano de Escolaridade:
Turma: 701
Recurso Utilizado: Software Interativo e Datashow
Conteúdo: Feudalismo
Objetivo: Compreender as principais características do Feudalismo.

ERA FEUDAL


Desenvolvimento: Para complementar as abordagens realizadas em sala de aula, sobre Feudalismo, a professora Sandra Cruz escolheu o software interativo do Portal do Professor - ERA FEUDAL.
Como na turma há muitos alunos, uma média de 30, e temos apenas 8 computadores funcionando, os alunos sentaram em trio. Para garantir a participação de todos a professora utilizou também o datashow.
Os alunos acompanhavam as orientações da professora pelo datashow,clicando nos ícones e setas indicativas, passando por todas as etapas do software.
O Software capturou a atenção dos alunos, por tratar de uma história entre um Senhor Feudal e seu filho primogênito de forma lúdica.
Tendo que administrar o feudo, devido a ausência do pai (senhor feudal), o primogênito lembra-se de um antigo pergaminho do pai que serviria de orientação nas tarefas do feudo.
Dividido em 6 etapas o pergaminho tece sobre os principais pontos do Feudalismo. O aluno clica em cada etapa para ler o conteúdo, e ao final de cada uma delas realiza uma pequena tarefa contextualizada com ilustrações.
Vejamos cada etapa:
  • 1ª etapa - A estrutura do feudo, com as camadas sociais básicas. Tarefa: Aprender a organizar um feudo dividindo suas áreas.
  • 2ª etapa - A organização social, com as atribuições dos senhores feudais e servos. Tarefa: Verificar as diversas atividades dos servos, nos bosques, nas casas, e no campo.
  • 3ª etapa - Como se dá a segurança do feudo. Quem garante a segurança do feudo, as características das edificações para prevenção dos ataques. Quem são os vassalos e os suseranos. Tarefa: Construir a proteção do feudo.
  • 4ª etapa - A igreja e a importância da religião na vida econômica e social de todos. Tarefa: Colocar uma igreja no feudo.
  • 5ª etapa - Os cultivos e as técnicas de gerenciamento das terras.Tarefa: Escolher 2 tipos de cultivos que serão plantados e administrados.
  • 6ª etapa - Expõe sobre os pagamento e obrigações dos servos para com os senhores feudais.
Muito bacana também são as ilustrações dos pagamentos realizados pelos servos aos senhores feudais, como por exemplo:
  • a talha
  • a corvéia e banalidades e
  • a mão morta e capitação.
Por fim, o pai (senhor feudal) volta e faz um teste ( perguntas) com seu filho para saber se foi ele realmente que administrou tudo no feudo e se está pronto para ser um Senhor Feudal. Neste momento o aluno vai responder as perguntas baseadas nas informações obtidas em cada etapa.

Turno: Manhã
Postado pela professora do
 Projeto Inclusão Digital
 Wanessa

segunda-feira, 23 de maio de 2011

América do Sul

Data:20/05/2011
Professora: Carmem Silvia
Disciplina: Geografia
Ano de Escolaridade: 7º
Turma: 701
Recurso Utilizado: Programa interativo do site abaixo indicado
Conteúdo: Países da América do Sul

Objetivo: Localizar os países da América do Sul
Desenvolvimento: Neste programa os alunos tiveram que pintar os países no mapa da cor indicada na legenda.   Como já haviam trabalhado com este mapa dentro da sala de aula com a professora, muitos concluiram com êxito, enquanto outros tiveram que consultar o caderno para realizar correções. 
Tanto para aqueles como para estes essa atividade ajudou  a memorizar a localização dos países tendo como referência o Brasil.

Fonte:http://www.sogeografia.com.br/Jogos/colorindo.html

Turno: Manhã
Postado pela Professora do
 Projeto Inclusão Digital
Wanessa

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Participação no CIRCUITO UNIMED de NATAÇÃO

A coordenadora Eliza do + educação, convida os alunos, pais, professores, coordenadores e direção para torcerem  com nossos alunos da competição de natação que acontecerá em 4 etapas: a 1º , no dia 21/05/11 no parque aquático do Tênis Club de Campos às 14h. Este projeto foi iniciado desde março com a participação dos alunos de manhã e tarde do CEMSTIAC, que acontece no ASMENF( no parque Alfaville). Haverá um coquetel de abertura no dia 20 /05 às 19h, contamos com toda a comunidade.

Turno: Tarde

Formando cidadãos: FAIR PLAY (Jogo limpo)

Não temos em nossa escola um espaço para as aulas de educação física, mas a prof. Inês com seu bom humor e criatividade, torna suas aulas mais dinâmicas com vídeos,jogos e o laboratório de informática vai Além das Aulas...
O vídeo pesquisado, no site da FIFA(Federation Internationale de Football Association), é um Fair Play - Jogo Limpo, uma campanha idealizada pela FIFA contra a violência e o racismo nos jogos de futebol. Divulga ações voltada ao respeito próximo, honestidade e gentileza.

Prof.: Inês

Área de conhecimento Educação física

Objetivo: Ampliar o universo de conhecimento e experiências dos alunos, através da exploração de um tema próximo aos seus interesses como futebol em particula.

Desenvolvimento: Além do conteúdo escrito, foram exibidos vídeos com cenas reais de fair play em jogos do campeonato Italiano e Alemão. A ênfase, se deu no aspecto da não violência, e nas reações gentis dos jogadores mesmo sofrendo faltas, ou no erro de arbitragem. Estas cenas geralmente acabam em discussões, agressões físicas se/ou verbais, culminando em expulsões, mostram o contrário,comportamentos pacíficos, gentis onde há o entendimento do erro, pedidos de desculpas com o apoio da  torcida.
Foram  também abordados as necessidades de abordear o fair play além dos campos.foram exemplificados formas de comportametos sociais que podem melhorar o covívio entre as pessoasna família, na escola ou no ambiente em que se vive.

Turmas: 6A 204, 205, 206.

Programas: Paint e site de busca google.

Turno: Tarde


segunda-feira, 16 de maio de 2011

Tartaruga - Giros e Ângulos

Data: 13/05/2011
Professora: Lívia
Disciplina: Matemática
Ano de Escolaridade: 6º
Recurso Utilizado: Programa  interativo da internet
Turma: 603
Conteúdo: Giros e ângulos




Objetivos:
  • Levar os alunos a ter percepção de ângulos retos e giros a direita e a esquerda;
  • Facilitar a comunicação entre o usuário e o computador;
  • Contribuir para a compreensão de conceitos matemáticos.

Desenvolvimento: Nesta aula utilizamos o programa Turtle Geometry, do site abaixo indicado.  A proposta deste programa se parece com a do ambiente LOGO,   envolvendo uma tartaruga gráfica, pronta para responder aos comandos dos usuários. 
 A linguagem é intepretada e interativa e o resultado é mostrado imediatamente após o aluno clicar no comando, incentivando o aprendizado. O aluno aprende com seus próprios erros.
O erro é um importante fator de aprendizagem, o que oferece oportunidades para que o aluno entenda porque errou e busque uma nova solução para o problema, investigando, explorando, descobrindo por si próprio, ou seja, a aprendizagem pela descoberta.
Com uma  interface mais simples, trazendo comandos prontos,  o Turtle Geometry,  explora conceitos matemáticos e já prepara os alunos para  iniciarem  no programa LOGO em outras aulas.


Turno: Manhã

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Aluno - Cidadão Campista

Data: 06/05/2011
Professor: Sérgio
Disciplina: História
  

Ano de Escolaridade: 8º e 9º
Turmas: 801, 802 e 901
Recurso Utilizado: Google Maps
Conteúdo: Campos dos Goytacazes
Objetivos:
  • Desenvolver as propostas do projeto ALUNO - CIDADÃO CAMPISTA;
  • Levar o aluno a conhecer a cidade e identificar alguns pontos importantes.
Desenvolvimento: Foi uma aula bacana, os alunos participaram, usaram muito bem o recurso e ficaram curiosos para localizar cada item solicitado pelo professor.

Pontos indicados pelo professor para serem localizados:
  • A escola e a rua onde você estuda;
  • As ruas e logradouros que você passa até chegar a escola;

Localizar os  pontos mostrados na palestra do dia 25/03/2011 sobre os 176 anos de elevação da Vila de São Slavador de Campos a condição de cidade.

  • O Canal Campos- Macaé;
  • O Coreto da praça do Liceu;
  • O Fórum Nilo Peçanha;
  • A escola Venceslau Brás, hoje Academia Campista de Letras, no Jardim São Benedito;
  • A praça São Salvador, a Catedral Diocesana e o monumento em homenagem aos soldados campistas mortos em batalha pela pátria;
  • Outros pontos do seu interesse. 

Esclarecemos que as informações referentes ao projeto ALUNO- CIDADÃO CAMPISTA, como as  propostas e as etapas que estão e serão  desenvolvidas aqui na escola, poderão ser acessadas na página Construindo Pontes. 
 
Turno: Manhã

terça-feira, 3 de maio de 2011

A Páscoa no Cemstiac


SUCESSO!!! Aconteceu Aqui...
O Projeto Páscoa na escola aconteceu com a integração dos alunos, professores, coordenadores, direção,  apresentação de dança do projeto +  Educação, palestra e mensagens sobre o significado da Páscoa com o prof. Joadir. No projeto de Inclusão digital houve uma amostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no laborátório de Informática com o apoio da diretora Maura Cristina, coordenadora de projetos Lívia, professora de religião Patrícia e a prof.  Débora de produção de texto.
AMOSTRA: Com o auxílio do Power Point, gifs da páscoa e mensagens desenvolvidas pelos alunos do 6º ao 9º ano, foram confeccionados slides personalizados, como mostra o filme abaixo:






Turno: Tarde

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