sexta-feira, 29 de abril de 2011

CÉLULA ANIMAL

Data: 29-04-2011
Prof: Ediná
Ano de Escolaridade:8ºano
Turma:8A-204
Turno: Tarde
Programa aplicado: Power point
Objetivo: Identificar as organelas citoplasmáticas e suas respectivas funções.
Desenvolvimento: Com o programa power point, o aluno desenhou a célula animal e inseriu  e idêntificou as organelas citoplasmáticas e em seguida explicou suas funções.

O Burrinho Espirro

Data: 29/04/2010



Alunos on-line

Ano de Escolaridade: 6º
Professora: Denise
Recurso Utilizado: Blog da escola com programa interativo
Turma: 603
Disciplina: Produção de Texto
Conteúdo: Gramática contextualizada
Objetivo: Trabalhar a gramática contextualiza ao texto O Burrinho Espirro.
Desenvolvimento: O trabalho com este programa envolveu a participação de todos os alunos. Interessante como todos ficaram curiosos para responder certinho e prosseguir para as etapas posteriores.
A professora Denise deu atenção particularizada a cada grupo,t irando as dúvidas e acompanhando a evolução dos alunos.
Essa atividade trabalha com interpretação de texto envolvendo ortografia, adjetivo e substantivo.
O Programa tem uma interface simples, e os alunos conseguem prosseguir realizando as correções necessárias, devido ao feedback que sinaliza quando há erro.

Fonte: http://www.evl.com.br/templates/html/jogo_ef1_pt.html

Turno: Manhã

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sherlock Homes procura o sujeito

Data: 25/04/2011
Professora: Cândida
Disciplina: Português
Conteúdo: Núcleo do Sujeito
Ano de Escolaridade: 8º
Turmas: 801 e 802






Recurso utilizado: Internet e Word
Objetivo: Identificar o núcleo do sujeito nas frases.
Desenvolvimento: Utilizamos o software educativo mostrado na figura a acima. Trata-se de um jogo, em que o aluno deve ajudar ao personagem Sherlock a procurar o sujeito nas frases e ficar atento aos erros e as dicas. Em um certo momento do jogo, depois que o sujeito é encontrado deve-se  também classificar esse sujeito, como por exemplo: substantivo, pronome, etc.
Os alunos mais detalhistas buscavam saber mais sobre o sujeito, antes de iniciar a procura.
Percebemos que o jogo parte do simples para o complexo. As  frases apresentam os termos essenciais da oração, na ordem direta e o sujeito é facilmente identificado.  Posteriormente isso vai sendo mudado  e o sujeito torna-se cada vez mais "perigoso" e "díficil" de ser encontrado.
Muito bacana!
Fonte: http://www.csasp.g12.br/servicos/eol/atividades/portugues/sujeito/sujeito.swf

Turno: Manhã

Uso pedagógico do Email

Data: 19/04/2011



Nossa professora Sandra Cruz está explorando o potencial pedagógico dos emails com suas turmas.
Muito boa sua proposta ao utilizar o email como documentação de atividades e tarefas.

Ao contrário dos papéis, que ocupam muito espaço, estragam, extraviam-se e são produzidos a partir de pobres árvores indefesas, os e-mails ocupam um “espaço de armazenamento” quase nulo e têm uma durabilidade virtualmente infinita. Trabalhos, tarefas, textos e toda sorte de atividade que os alunos puderem lhe enviar por e-mail poderão ser armazenados sem nenhum custo e terão a durabilidade que quiser, pois  poderão ser gravados em um CDROM ou, simplesmente, deixá-los armazenados no provedor de e-mails.
Nem sempre é fácil recuperar um trabalho ou uma tarefa que um aluno fez no início do ano para avaliá-lo no final do ano, mas se este trabalho ou tarefa foi entregue por e-mail isso se torna uma tarefa extremamente simples. E ao usar o e-mail sistematicamente, ao final do ano será muito fácil “ver” quem lhe enviou as tarefas pedidas e quem não o fez.
Ao trabalhar com o conteúdo Fronteiras da África, na disciplina de Geografia os alunos do 9º ano, da turma 901, utilizaram o editor de texto -Word - para redigir seus trabalhos. Puderam responder as perguntas consultando o livro didático e  os que não conseguiram concluir a tempo suas atividades no laboratório de informática, tiveram a opção de terminar em casa, em lanhouses, ou em outro horário no laboratório da escola.
Muito válida essa iniciativa da professora ao utilizar o recurso para dinamizar e facilitar o processo ensino-aprendizagem, atendendo aos seus objetivos de desenvolver a autonomia; estimular a comunicação e a interação; repassar material de estudo; enviar trabalhos e possibilitar a aprendizagem de outras ferramentas.


Documento enviado pelo alunos ao email da turma


Turno: Manhã

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Vamos combater a dengue



ALUNOS ON-LINE
Data: 13/04/2011
Professora: Mirian
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Dengue
Ano de Escolaridade: 6º
Turmas: 601, 602 e 603
Objetivo: Aprender a como combater a dengue
Desenvolvimento:
Utilizamos esse programa interativo, após abordagem da professora sobre o conteúdo, para enriquecer os conhecimentos dos alunos.
É um programa que funciona como máquina de ensinar, ou seja, ele é auto explicativo e devido a sua ludicidade estimula a curiosidade. Foi preciso entretanto orientar os alunos para que em cada link nas interfaces observassem não só as ilustrações como também lessem as explicações que apareciam.
É importante também ressaltar que esse programa foi escolhido pela professora Mirian, ao consultar o site do Portal do Professor do MEC, para realizar o seu plano de aula. Isso é uma Vitória!!
A partir dessa consulta a professora começa a entender como explorar cada opção do recurso. Como dito anteriormente, trata-se de um programa auto-explicativo, dependendo apenas de como será usado, ou seja, do planejamento, para tornar a aula um sucesso.
Possibilidades de opções do programa para exploração da professora.
- Dengue: nesta opção o aluno poderá conhecer, por meio de uma imagem, como é o mosquito da dengue, qual é o seu ciclo de vida e como a transmissão da doença pode ocorrer.
- Combate: nesta opção o aluno poderá conhecer algumas medidas de combate à dengue, clicando em vários objetos do cenário como, por exemplo, piscina e, então, conhecer o que deve ser feito para que não seja um local de proliferação da doença.
- Tratamento: nesta opção o aluno poderá conhecer quais são os tratamentos que aliviam os sintomas da dengue, também clicando em alguns objetos do cenário para obter tais informações. Por exemplo, ao clicar em um copo que está no cenário há a informação de que a pessoa que está com dengue deve beber muita água!
Por último, temos esta opção
- Teste: nesta opção o aluno poderá testar os conhecimentos adquiridos no recurso, por meio de questionamentos em que deverá responder se tal afirmação é verdadeira ou falsa.

Turno: Manhã
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1266

domingo, 10 de abril de 2011

Confecção de Cartaz - Páscoa

Data: 08/04/2011
Professora: Patrícia
Disciplina: Religião
Recurso Utilizado: Internet e Word
Ano de Escolaridade: 7º e 8º
Turmas: 702 e 801
Conteúdo: Páscoa
Objetivo: Construir cartaz sobre a Páscoa
Desenvolvimento:
Baseando-se no bate papo realizado em sala de aula sobre o que representava a Páscoa e a história do ovo e  do coelho, a professora pediu que os alunos construissem cartazes com frases e imagens, utilizando o Word e a internet.  Os cartazes  elaborados pelos alunos serão fixados em murais da escola.
Cada grupo utilizou de ferramentas diferenciadas para construir o cartaz, como por exemplo, borda de página, alinhamentos, fontes, etc, o que despertou curiosidade.

Produção de nossos alunos
Turno: Manhã

Localize sua cidade, seu bairro e sua casa

Data: 06/04/2011
Professor: Sérgio
Disciplina: História
Ano de Escolaridade: 9º e 8º
Turmas: 901, 801 e 802
Recurso Utilizado: Google Maps
Conteúdo: Evolução histórica da cidade de Campos dos Goytacazes
Objetivos:
  • Aproximar o aluno da realidade em que ele vive;
  • Localizar a residência no Google Maps. 
Desenvolvimento:
Aula super atraente e participativa. Professor de história, aproveitou o momento de Comemoração dos 176 anos de Emancipação Político-Administrativa da nossa cidade, e o contexto de uma  palestra que havia sido realizado na escola sobre o mesmo assunto, para expor o seu conteúdo.
No dia 28/03/2011, Campos dos Goytacazes realmente teve o que comemorar, pois completou os 176 anos em que  passou da condição de vila a município. Ao explorar esses aspectos da cidade o professor  resolveu dar um passeio sobre a cidade utilizando o Google Maps. Pediu inicialmente que cada  grupo de alunos, localizassem no site indicado Google Maps, suas residências.
Os alunos puderam perceber a evolução histórica cultural do município, ao comparar  os fatos e as fotos,  com a atual organização da cidade, que dispõe de distritos, bairros, parques, ruas,  monumentos, etc.




Turno: Manhã

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Texto Coletivo

Data: 04/04/2011
Professora: Candida
Disciplina: PPT
Ano de escolaridade:
Turma: 701
Recurso Utilizado: Word
Conteúdo: Criação de texto coletivo
Objetivos:
Criar com a ajuda dos alunos da escola um livro coletivo;
Estimular a criatividade para produzir texto;
Desenvolvimento: A tarefa da aula seria compartilhada entre os alunos. Cada um deveria dar a sua contribuição para criar um texto usando o Word.
A professora deu início ditando uma frase "Era um lindo dia de domingo, o sol estava brilhando no céu, quando Caio"... , em seguinda cada grupo dava sequência a história expressando criatividade.
Foi empolgante, observar como os alunos se  mostraram interessados em criar e respeitaram as idéias dos colegas. A presença da professora foi fundamental para isso, pois a todo instante sinalizava para mostrar a importancia da clareza das idéias no texto, bem como estimular a participação de todos.
Não foi possível que os alunos terminassem a história, muito menos cuidassem da estética do texto, pois o nosso tempo não permitiu. Daremos continuidade na próxima aula. Entretanto, estaremos postando a história de um dos grupos até onde pararam.
A nossa idéia com esta atividade é fazer um Livro Coletivo, onde estarão reunidas as histórias de cada turma do Cemstiac, para em seguida serem postadas aqui.



sexta-feira, 1 de abril de 2011

Célula Animal

Assunto: Organelas da Célula Animal


Data: 31/03/2011

Área de conhecimento: Ciências

Professor: Bete Hadad

Ano:8º

Turma:8A203

Programas: Pait

Objetivo: Identificar as organelas da célula animal

Desenvolvimento: O alunopesquisou no site:www.portalsaofrancisco.com.br/.../celula-animal,, identificando as organelas da célula animal e suas funções celulares.


Turno: Tarde

Paisagem

Data: 01/04/2011
Professora: Carmem Silvia
Disciplina: Geografia
Ano de escolaridade: 6º
Turma: 602
Recurso Utilizado: Internet
Conteúdo: Paisagem
Objetivo: Identificar os diferentes tipos de paisagens.
Desenvolvimento:
Usamos nesta aula um jogo que permitiu a interação e estimulou o querer descubrir e o saber. Esse novo contato com o conteúdo, fora  da sala de aula, e de maneira divertida, contribuiu para encorajar o aluno a enfrentar  os desafios propostos. 
A interatividade do jogo além de prender a atenção  com as imagens, que precisavam ser observadas,  desafiou os alunos quanto aos acertos e tempo para identificar as paisagens. Como a turma é grande, eles tiveram que trabalhar em grupos. Realizamos um rodízio desafiando cada um a fazer o menor tempo com o máximo de pontos.


Fonte: http://www.geografia7.com/jogo-das-paisagens.html

Turno: Manhã

Conheça o CEMSTIAC