domingo, 18 de julho de 2010

Implantação do Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital

O governo Federal em parceria com a UENF, UFF e Ongs está implantando em nosso município 20 telecentros. Estes, além de proporcionar o acesso gratuito às tecnologias da informação e da comunicação, oferecerão cursos visando  preparar o cidadão para o mercado de trabalho, e "numa proposta mais ampla a UENF pretende utilizar os recursos para o aperfeiçoamento do ensino", diz Nilza Franco.
A  instalação dos telecentros deverão seguir alguns critérios, como segurança, fácil acesso a comunidades e banheiros.  E a escolha dos locais serão definidos pelas associações de moradores, Ongs locais, escolas, dentre outros estabelecimentos.
Serão contratados  monitores para atuar em cada um dos telecentros, que serão escolhidos entre alunos do Instituto Federal Fluminense (IFF) e pessoas da comunidade.
Matéria publicada na Folha da Manhã de 18/07/2010 - domingo

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Obras de Portinari

Data: 12/07/2010
Ano de Escolaridade: 6A
Turma: 103
Professora: Fátima
Disciplina: Artes
Recurso Utilizado: Internet
Conteúdo: Obras de Portinari
Objetivo: Conhecer a vida e as obras de Portinari.
Desenvolvimento: Criamos o Flick com as obras de Portinari e postamos aqui no Blog da escola, para que os alunos acessassem diretamente e visualizassem as obras.
A professora pediu que eles observassem as caraterísticas das artes de Portinari para posteriormente realizar outras atividades.


Viagem ao Interior da Terra

Data: 09/07/2010 Ano de escolaridade: 6A
Turma: 102
Professora: Miriam
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Vulções
Recurso utilizado: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=269&sid=9
Objetivo: Levar os alunos a compreender a importância dos vulções na natureza.
Desenvolvimento: O site da INVIVO FIOCRUZ trás links para diversos temas, dentre eles ciências. Reuni pequenos artigos que possibilitam uma viagem de curiosidades. Recomendamos o artigo Viagem ao Interior da Terra e Produtos Vulcânicos e Fenômenos.
Em dupla os alunos leram os artigos e puderam expor brevemente sobre o que acharam mais interessante.

Notas das Duplas:

“O que eu achei mais interessante é que a maior parte das atividades vulcânicas é resultado do movimento das placas tectônicas (palavra originadas de construção ,em grego).” Luana silva, turma:6ª - 102, 09/07/2010

“Nos achamos interessante: Os fragmentos vulcânicas são conhecidos por Vulcanaclastos e Preoclastos quando formados por erosão são chamados de Vulcanoclator piroclastoro. Vulcos são gases de água quente que sai do chão do raio da terra e de 6370 km de profundidade.” kevin de Oliveira e kaio de Araújo Matos - turma: 6ª 102 , 09-07-2010

“NOS ACHAMOS INTERESSANTE QUE A PALAVRA LAVA REPRESENTA O MATERIAL ROCHOSO EM ESTADO DE FUSAO A MAIS COMUM É A BASALTA, DE BAIXO VISCOSIDADE.” Rafael e Gabriel - 09/07/10 - turma 102

“Nos achamos muito interessante que a erupção vulcânicas pode gera produtos líquidos, sólidos ou gasosos Os fragmentos vulcânicos são conhecidos por vulcanoclastos e piroclastos quando formados por erosão são chamados vulcanoclasto . piroclastos são os matérias lançados na atmosfera por erupções explosivas (também conhecidos por tefra) quando os materiais se misturam com cinzas, bombas, blocos.” Igor e Ronald - 09/07/2010 - turma; 6ª 102

“Nós achamos muito interessante, mais principalmente a parte em que nós descobrimos como o vulcão entra em erupção. Sem os vulcões, não haveria atmosfera ,nem água livre na terra cuja água inicial chamada de água juvenil vem dos vapores do vulcão.
Com o tempo, os bilhões de toneladas de lava e cinza vulcânica se transformam em solos férteis.
O  vulcanismos é mais um fator de influência no ambiente e o seu estudo pode trazer resposta para importantes questões relativas á vida e á terra.” Ana karlla e Cíntia - 09/07/2010 - 6ª 102

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Meio Ambiente

Data: 07/07/2010
Ano de escolaridade: 6 A
Turmas: 103 e 104
Professora: Miriam
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Meio Ambiente
Objetivo: Introduzir uma conversa sobre meio ambiente a partir das atividades. 
Desenvolvimento: Os alunos realizaram as atividades de forma prazerosa e se familiarizaram com os objetos inseridos em cada jogo. 
Trata-se de um jogo que envolve palavras, contextos e frases sobre o meio ambiente, que auxiliarão a professora em suas abordagens.



segunda-feira, 5 de julho de 2010

Voleibol

Data: 05/07/2010
Professor: Miro
Disciplina: Educação Física
Conteúdo: Voleibol
Ano de Escolaridade: 6A
Turmas:101,102 e 103
Recursos Utilizados: Internet e Power Point.
Objetivo: Levar o aluno a compreender a dinâmica do jogo Voleibol.
Desenvolvimento: Indicamos o site Brasil Escola para pesquisa do conteúdo. O site trás de forma clara e resumida os  aspectos relevantes do jogo.
Após a leitura do conteúdo os alunos foram convidados a elaborar um cartaz no Power Point. Mostraram-se interessados na pesquisa e realizaram a atividade do cartaz entusiamados. Trabalhar com os recursos do Power Point e seus efeitos  gera motivação, criatividade  e consequentemente produções excelentes.

Produção das Alunas

Conheça o CEMSTIAC