quarta-feira, 30 de junho de 2010

DIVISÃO ENTRE AMIGOS

Data: 30/06/2010
Turno: Manhã
Ano de escolaridade: 6 A
Turmas: 101,102 e 103
Professora: Zonaide
Recurso utilizado: Internet, papel e lápis
Disciplina: Matemática
Conteúdo: Divisão
Objetivo: Estimular o raciocínio para resolver os  problemas matemáticos.
Desenvolvimento:  
A professora priorizou trabalhar a operação da divisão. Optamos por essa atividade por ser  lúdica, interativa e facilitar a aprendizagem. Ela envolve  problemas matemáticos simples e de fácil compreensão para os alunos.
Permitimos o uso de papel e lápis para aqueles que sentissem necessidade para resolver os problemas.

Atividade utilizada

AS PARTES NO TODO - O TEXTO

Data: 28/06/2010
Turno: Manhã
Ano de escolaridade: 6A
Turma: 104
Recurso utilizado: Word e Internet
Professora: Candida
Disciplina: produção de texto
Conteúdo: Criando Histórias
Objetivos:
  • Estimular a produção de texto com o uso da tecnologia;
  • Possibilitar a utilização de recursos para ilustrar as histórias.
Desenvolvimento: A professora propôs que os alunos fossem criativos e criassem  histórias a partir dos seguintes itens: 

  • Título: Chiclete - Sumiço

  • Para que serve?

  • O efeito acaba quando?

  • Sem o chiclete você?
Trata-se de uma atividade interessante em que os alunos se baseiam nas perguntas para dar sequência no desenvolvimento das histórias. Essa é uma forma que estimula a produção do texto, em que os alunos apesar de terem como ponto de partida  as partes não perdem a noção do todo, que é o texto propriamente dito. Foram bastante criativos e  ficaram entusiasmados ao utilizar a internet para ilustrar.

Produção dos alunos

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Emprego do X e CH

Data: 23/06/2010
Ano de escolaridade: 6º
Turmas: 101 e 102
Turno: manhã
Recursos Utilizados: Internet e Vídeo
Professora: Vera
Disciplina: Português
Conteúdo: Palavras com X e CH e Substantivo feminino e masculino
Objetivo geral: Revisar conteúdos para prova.
Objetivos Específicos:
  • Empregar adequadamente o X e o CH em palavras comuns ou desconhecidas;
  • Identificar as palavras com som de X;
  • Pesquisar os substantivos femininos.
Desenvolvimento:
Iniciamos a aula utilizando como recurso educacional , o vídeo "Achado" , de curta duração - de 2 min. O vídeo explora um diálogo envolvendo  palavras com CH e X, expondo além do audio a linguagem escrita para dar realce aquelas palavras.
Os alunos assistiram atentamente ao vídeo e puderam juntamente com a professora identificar as palavras com som de X.  
Dando prosseguimento ao conteúdo abordado solicitamos que os alunos fizessem as atividades do link abaixo: http://www.soportugues.com.br/secoes/jogoOrto/jogoOrtografia2.php



Ao preencherem os espaços vazios da atividade acima com o X ou o CH, os alunos tiveram a oportunidade de perceber o uso correto daquelas letras, ao terem um retorno imediato das suas respostas.  
Para finalizar solicitamos que os alunos acessassem o site do Portal São Francisco, no link http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morfologia/feminino-dos-substantivos.php  para que pudessem realizar pesquisas de alguns substantivos femininos.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Divião Política do Brasil

Data: 16/06/2010
Turma: 101
Ano de Escolaridade: 7A
Professora: Carmem Silvia
Disciplina: Geografia
Recurso Utilizado: Internet
Conteúdo: Divisão Política do Brasil
Objetivo: Identificar a localização dos Estados
Desenvolvimento:
Um jogo super interessante, que prendeu a atenção dos alunos e motivou a aprendizagem. Permitiu a avaliação da professora, uma vez que o jogo demonstra quantas vezes o aluno errou e acertou ao encaixar as peças no lugar certo.
Quebra cabeça do Brasil

NOME DOS OBJETOS

Data: 15/06/2010
Turma: 101
Ano de escolaridade: 6A
Professor: Altamir
Disciplina: Inglês
Turno: Manhã
Conteúdo: Substantivos
Recursos utilizados: internet 
Objetivo: Estimular a aprendizagem por meio dos recursos audiovisuais.
Desenvolvimento: O professor acompanhou a atividade junto com os alunos, e sempre que solicitado pronunciava as palavras em inglês. Por ser uma tarefa rápida os alunos se interessaram em resolvê-la outras vezes, e além disso, por envolver palavras  do dia-a-dia  despertou curiosidades.

NOME DE OBJETOS

segunda-feira, 14 de junho de 2010

História em Quadrinhos

Data: 14/06/2010
Ano: 6A
Turma:104
Professora: Candida
Disciplina: Produção de Texto
Conteúdo: Criação de histórias em quadrinhos
Turno: manhã
Recurso Utilizado: Editor de histórias em quadrinhos - HagáQué
Objetivo: Incentivar a produção de histórias e da criatividade;
Desenvolvimento:
O software HagáQué, além do caráter lúdico da história em quadrinhos, não deixa de ser uma forma de arte.
Além de entreter os alunos, auxiliou muito na aprendizagem da produção de texto.
Mesmo os nossos alunos tendo pouca experiência com o computador, sentiram-se motivados o bastante para criar os cenários, e suas histórias. A orientação do professor da disciplina foi fundamental para o desenvolvimento da escrita da história em quadrinho pelos alunos.
Ao utilizaram pela primeira vez o recurso, lançaram mão das onomatopéias, dos cenários, dos personagens, dos objetos,dos balões, etc.

História criada por Mariana - 1º uso do editor

Dengue

JOGO QUIZ DA DENGUE


Data: 11/06/2010
Ano: 6A
Turmas: 101,102,103 e 104
Turno: manhã
Professora: Miriam
Disciplina: Ciências
Conteúdo: Dengue
Recurso Utilizado: Internet
Objetivos:
  • Estimular a aprendizagem por meio dos recursos interativos da internet;
  • Possibilitar o acesso a informações de forma educativa e criativa;
  • Incentivar a busca de novas informações para a resolução das questões.

Desenvolvimento:

Neste jogo o aluno testa seus conhecimentos sobre a dengue, vê o que sabe e o que ainda não descobriu. O aluno envolve-se numa aventura super interessante, e se tiver dúvidas, poderá acessar o link indicado no próprio site para obter algumas respostas ou ampliar suas pesquisas na internet.
Trata-se de um jogo excelente sobre a Dengue que realmente possibilita a aquisição de informações, além de alimentar a curiosidade constante dos alunos, o desejo pelo acerto e, consequentemente a elevação da auto-estima.
Com várias fases, o jogo estimula a ultrapassagem para níveis de maior dificuldade e mantem a atenção dos alunos.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

África do Sul

ÁFRICA DO SUL

Data: 09/06/2010
Professora: Carmem Silvia
Disciplina: Geografia
Ano: 7º
Turma: 101
Recurso utilizado: Internet
Conteúdo: África do Sul
Objetivo: Pesquisar sobre a África do Sul
Desenvolvimento: Com o advento da Copa do Mundo na África do Sul, a professora de geografia, aproveitou o momento para realizar pesquisas sobre esse país que vai cediar a Copa do Mundo.
Indicamos os sites do Brasil escola e Portal brasil como ponto de partida para o trabalho. Os pontos socilitados para a pesquisa foram: as capitais, as cidades principais, os idiomas, a religião, a localização e a população.
A indicação dos sites orientou os alunos na identificação dos pontos solicitados, motivando a pesquisa.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

OS OCEANOS

Data: 07/06/2010
Ano: 7º
Turma: 101 e 102
Disciplina: Geografia
Conteúdo: Os oceanos
Recursos Utilizados: Internet e site Brincando com Cências do MEC
Objetivos:
  • Despertar a curiosidade dos alunos sobre diversos aspectos sobre o Oceano.
  • Estimular a aprendizagem prazerosa com a utilização de atividades interativas.
Desenvolvimento:
O site Brincando com Ciências facilita a interação dos alunos porque apresenta uma parte textual acessível, sem muitas delongas e trás curiosidades que prendem a atenção. Além disso, após a breve leitura das curiosidades dá uma excelente opção de atividade para que o aluno identifique no mapa mares e oceanos da terra.
E não poderia ter sido diferente em nossa aula, os alunos corresponderam as expectativas. Acompanharam as leituras com atenção e ao final realizaram a atividades disponível com muito prazer.

Conheça o CEMSTIAC